Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Aumenta procura por marcas próprias
NOTÍCIAS VOLTAR
Aumenta procura por marcas próprias
por Márcio Souza (Jornal de Jundiaí)
04/11/2015

Em busca de economia em tempos de crise, consumidores estão procurando cada vez mais os produtos de marca própria dos supermercados, uma vez que esses itens costumam ser mais baratos do que as marcas tradicionais.

Na rede Extra, que tem duas unidades em Jundiaí, os cem produtos mais vendidos da marca própria Qualitá registraram alta de mais de 10% nas vendas entre janeiro e abril deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informou o GPA, grupo controlador da rede, por meio de sua assessoria de imprensa. “Trata-se de um exemplo que comprova a troca de marcas pelo consumidor”, afirmou a rede, que conta com 1,5 mil itens da sua marca.

Para quem busca os produtos mais baratos das gôndolas, o Extra oferece duas marcas de primeiro preço (Liss e Pra Valer), que podem custar até 30% menos do que as marcas líderes, diz a nota. “Somadas, as vendas dessas marcas cresceram 10% no primeiro semestre deste ano em relação ao segundo semestre de 2014”, informou a rede. Entre os produtos de marca própria mais vendidos pelo Extra estão leite, ovos, frutas, frios e açúcar etc.

No atacadista Roldão, que tem uma loja na avenida Antonio Frederico Ozanam, a venda de produtos de marca própria aumentou 10% nos últimos meses em toda a rede. “É um crescimento bastante expressivo e que sinaliza um resultado superior ao do ano passado”, comenta Pedro Camargo, gerente de Marca Própria do atacadista.

A rede Carrefour, que também opera em Jundiaí, não divulga número de vendas dos produtos de suas marcas, mas confirmou via assessoria de imprensa que a procura por esses itens cresceu no primeiro semestre deste ano. Ao todo, a marca da rede francesa conta com mais de 10 mil produtos “que aliam exclusividade a preços competitivos em relação às marcas líderes de mercado”.

Hábitos - A mudança de hábito de consumo é consequência da alta da inflação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado dos últimos 12 meses o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 9,56%, acima dos 12 meses imediatamente anteriores (8,89%).

A inflação dos alimentos também continua em alta: só em julho subiu 0,65% e nos últimos doze meses a variação foi de 6,61%. Dos 373 produtos acompanhados pelo IBGE, 68,5% tiveram aumento de preços em julho. Ou seja, sete em cada dez produtos tiveram aumento de preços no mês.

Em 2014, o segmento de marcas próprias cresceu 11,6% e faturou US$ 1,44 bilhão (cerca de R$ 5,5 bilhões) no Brasil, segundo um levantamento da consultoria Nielsen. De acordo com o levantamento, as marcas próprias representaram 4,9% das vendas em lojas de autosserviços no País. A perspectiva para 2015 é otimista. A previsão da Associação Brasileira de Marcas Próprias (ABMAPRO) é de crescimento entre 10% e 15% nas vendas.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE