Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Inovação será reforçada nos pequenos negócios
NOTÍCIAS VOLTAR
Inovação será reforçada nos pequenos negócios
Acordo entre Sebrae e CNPq prevê mais de R$ 362 milhões em recursos para o programa Agentes Locais de Inovação (ALI)
por Márcia Lopes (Agência Sebrae de Notícias)
17/07/2015

O Sebrae assinou nesta quarta-feira (10), em Brasília (DF), acordo de cooperação técnica e financeira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a implementação de bolsas do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A renovação da parceria prevê investimentos da ordem de R$ 362,22 milhões, de janeiro de 2015 a dezembro de 2019. Um total de 114,4 mil empresas devem ser acompanhadas durante os 60 meses de duração do acordo.

Os agentes irão atuar diretamente nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções inovadoras de acordo com as peculiaridades de cada empreendimento. Cada profissional acompanha 40 empresas por, no máximo, 30 meses.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, é um grande desafio aproximar as empresas do mundo acadêmico e fazer com que o tema da inovação seja incorporado. “Não são só os números que merecem ser comemorados, mas a qualidade. Estamos falando de acompanhamento: é o agente que se forma na área acadêmica e na prática. Estamos criando um mercado de consultores, que vão aliar a experiência conceitual à experiência de vida”, enfatizou.

Desde 2010, a parceria com o CNPq já rendeu mais de duas mil bolsas para agentes em campo e acompanhou 93 mil negócios. O público-alvo do programa de abrangência nacional são empresas de pequeno porte dos setores da indústria, comércio e serviços, aumentando a sustentabilidade e competitividade desses negócios. “Ir à empresa faz toda a diferença. Aprofunda o processo de interiorização da inovação e tecnologia nos pequenos negócios”, reforça o presidente do CNPq, Glaucius Oliva.

Nas visitas periódicas aos empreendimentos são aplicados diagnósticos de gestão e de inovação para depois definir-se o plano de ação. O empresário não paga pelo acompanhamento prestado pelo agente, somente pelas soluções de inovação sugeridas.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE