Ninguém é igual a ninguém, já disseram por aí. Pessoas têm gostos completamente diferentes motivados pela experiência de vida de cada um, interesses e preferências. A forma como cada indivíduo consome também muda bastante se forem considerados ainda outros aspectos como renda, local e necessidades. Por conta dessas variáveis, a forma que interagimos com os pontos de venda é completamente variada. Regiões diferentes provavelmente terão padrões de consumo distintos, preferindo certos itens em relação a outros procurados por outros locais, bairros ou cidades.
E essa distinção pode ter reflexos na composição do mix de produtos em uma padaria. A definição do cardápio a ser revendido ou produzido dependerá diretamente do perfil de seu negócio, do poder aquisitivo dos clientes e da localização do negócio. E pode-se dizer que é uma necessidade atual direcionar a empresa para fatias específicas do mercado. O conceito de loja voltada para os “consumidores em geral” está ultrapassado. Dificilmente se consegue de igual maneira, pessoas com características tão distintas.
Até porque as próprias pessoas têm necessidades diferentes ao longo dos dias. Um mesmo consumidor pode ter um perfil de compra durante a semana e outros aos sábados e domingos. Pode seguir uma dieta saudável de segunda à sexta e abrir espaço para uma cervejinha com os amigos aos sábados e uma bela sobremesa de chocolate no domingo.
Isso faz com que as lojas do varejo possam ser concebidas e direcionadas comercialmente para segmentos específicos do mercado, onde os consumidores possuam características comuns. Desta forma, as empresas têm como concentrar forças para realizar um bom trabalho, gerando maiores possibilidades de atender a uma carência ou desejo de uma faixa da população, nos seus vários momentos de compra.
Vale a atenção ainda aos serviços que a empresa oferece na sua loja e no cardápio dos itens a serem produzidos. É fundamental que estes também sigam a linha definida pelo negócio. Dentro do nicho escolhido a empresa pode buscar a diversificação, procurando oferecer uma amplitude maior de produtos de acordo com o perfil de consumo do público da região onde está localizada.
Ofereça facilidades para o consumidor. Comodidade também conta Além do próprio consumidor existem algumas outras características que precisam ser levadas em conta. Numa padaria na qual os frequentadores não consegue estacionar facilmente, dificilmente eles farão compras que não consigam carregar nas mãos, por exemplo. Ou seja, devem levar poucos itens na sacola. Já em locais mais isolados, dificilmente o público terá acesso à loja a pé. Vale muito observar as questões de acessibilidade do local, pensar em como as pessoas utilizam seu espaço e oferecer produtos interessantes para suas necessidades.
Quando a loja leva em conta um planejamento de adequação ao seu consumidor consegue ampliar as intenções de compra e aproveitar o espaço para oferecer itens que sejam realmente atraentes. No mercado cada vez mais competitivo isso se torna uma necessidade real, um processo de fundamental importância para o crescimento dos negócios.
Cinco categorias de um mix de produtos Para facilitar o processo de escolha dos produtos a serem comercializados, podemos definir cinco categorias para atender a segmentos da população, cujos gostos, necessidades e desejos são diferentes entre si.
O conhecimento destes grupos pode ajudá-lo a definir os tipos de produtos de seu mix, em função do mercado que pretende atingir. São eles: • Tradicional: produtos conhecidos pela população (pão de sal, pão doce, etc.), cujos preços estão sempre gravados na mente das pessoas. • Econômico: produtos similares aos tradicionais, mas fabricados com ingredientes mais simples. Têm preços mais acessíveis. • Sofisticado: produtos trabalhados de forma artesanal, com recheios variados e detalhes de modelagem. São adquiridos por uma fatia seleta da população. • Saúde e Regime: produtos especiais voltados para pessoas que se preocupam com a saúde e o corpo, não significando que sejam somente produtos dietéticos. • Prático ou Praticidade: produtos já embalados, que facilitam a vida de quem tem pressa. Proporcionam agilidade para o cliente.
No momento de definir o mix, portanto, é necessário ter uma diretriz fundamentada no perfil da empresa e nas necessidades do cliente que ela soluciona. Comprar produtos à revelia, só porque é novidade no mercado, ou porque o fornecedor “forçou a barra” não é recomendável. Deste modo, a loja pode adquirir muitos itens ou marcas que não são de interesse do seu público.
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