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Cultura organizacional: base sólida para evolução do negócio
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Cultura organizacional: base sólida para evolução do negócio
por Por Márcio Rodrigues & Associados
16/02/2024

Mesmo que um empresário não se atente para isso, ao iniciar um negócio, ele está criando para ele um, código de valores que irá nortear o modo como aquele empreendimento será conduzido. Em outras palavras, está criando uma cultura organizacional. Ou seja, a cultura começa junto com a empresa a par­tir do que ela idealiza; parte dos seus fun­dadores, seus valores e sua execução nos re­lacionamentos profissionais e pessoais que impactam o negócio.

E a partir da chegada dos colaboradores e suas referências pessoais, profissionais, além das metodolo­gias de trabalho aliadas ao desenvolvimento comercial e crescimento, esta identidade da empresa in­corpora novas características. Ao longo do tempo, essa personalidade se torna variável confor­me as alterações que modificam aspectos de seu funcionamento.

A cultura corporativa é a síntese do negócio e se re­flete no modelo de gestão, na relação profissio­nal com colaboradores, consumidores e nas suas estratégias e metodologias. Define as atitudes diárias com os diferentes públicos, sendo um guia para a atuação no mercado e mesmo para as relações internas.

Identidades e desgastes

A identidade de uma empresa está presente nas ações, nas relações e nos mínimos deta­lhes que formam o negócio. É algo que “está no ar” e se percebe, mas de forma um tanto indireta. É preciso cultivar um bom ambiente, permitir que boas práticas sejam rotinas, que os procedimen­tos e normas sejam obedecidos para criar um ambiente favorável ao bom desempenho.

Quando um novo profissional chega a uma em­presa ele não conhece o cotidiano do ne­gócio e nem está integrado à sua cultura. O processo de capacitação precisa permitir a ele uma imersão em seus valores e permitir sua integração ao ambiente, de maneira que ele se aprofunde (e de preferência se envolva) na história e naquilo que a empresa acredita. Havendo essa sinergia, tanto a empresa ganhará com o funcionário quanto este poderá contribuir mais para o desenvolvimento, seu e do negócio.

Manter o foco é importante para solidificar a cultura organizacional

Entretanto, o crescimento da empresa muitas vezes pro­voca desgastes nos relacionamentos internos com seus próprios colaboradores. Estes colaboradores precisam ser estimulados para que se sintam realizados e possam oferecer seu maior potencial.

Vale muito a empresa oferecer incentivos para os funcionários desenvolverem suas atividades e auxi­liar na criação de um ambiente positivo. Quando os funcionários tomam as próprias decisões, as empresas percebem mais envolvimento da equipe nas execuções das suas atividades e produtividade na execução de projetos. E bons profissionais são a base de toda a orga­nização. São eles que operam as atividades da empresa, se relacionam com clientes e produ­zem. O desenvolvimento de uma cultura corpo­rativa afeta todo o direcionamento do negócio. Por isso é fundamental estar atento à situação do ambiente da sua empresa e trabalhar para melhorá-lo continuamente.

Desenvolva uma filosofia de trabalho: missão, visão, valores, objetivos...

Uma empresa que tem bem definida a sua filosofia de trabalho e a coloca em prática conquista a confiança do cliente e o apoio dos funcionários. Isso se reflete em todas as áreas de atuação do negócio. Daí a importância de um bom planejamento empresarial e organizacional, que leve em conta não apenas os aspectos financeiros, mas também a composição de todo um ambiente que envolva a conquista dessas metas.

E isso envolve a definição da filosofia de trabalho, que pode ser traduzida por aspectos como missão, visão, valores e objetivos. Se a sua empresa ainda não tem esses preceitos definidos, veja as sugestões a seguir e as desenvolva, de acordo com aquilo em que você acredita e espera alcançar.

  • Visão: é o que se idealiza para a empresa. A declaração de visão deve ser construída com base em seus valores, sonhos, ambições, para servir como um norte aos esforços coletivos de seus funcionários. É preciso vislumbrar o negócio no futuro: a imagem dele diante dos clientes internos e externos, espaço ocupado no mercado, entre outros.
  • Missão: definir a missão implica em orientar e delimitar sua ação, perante seus funcionários, fornecedores, clientes e vizinhos (sociedade em si). A missão exprime a razão da existência da organização. Uma boa definição de missão deve contemplar clientes finais, clientes intermediários, clientes internos, fornecedores, a sociedade e outros setores envolvidos com as atividades da empresa.
  • Valores: entende-se como valores as crenças básicas, ideais e éticas que são levados em consideração por ocasião da tomada de decisão na organização. A escala de valores serve como base para o estabeleci­mento das regras de conduta de todos os funcionários.
  • Objetivos: depois de definir visão, missão e valores, cabe estabelecer um direcionamento estratégico. Estabelecer objetivos para o futuro, que sejam uma referência para as ações no presente. Os objetivos são resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão.

Percebeu a importância de ter um direcionamento para seu negócio? Certamente quando todos do time se voltam para o mesmo lugar, fica mais fácil alcançar as metas traçadas. E a construção de uma cultura organizacional sólida facilita essa conquista. Não deixe de relembrar sempre esse código de conduta. Vale deixar exposta a missão, os objetivos gerais da empresa, para que todos os envolvidos não se esqueçam e possam contribuir no dia a dia. E mesmo para que os clientes vejam que aquele negócio vem sendo construído sobre bases sólidas, isso costuma ser valorizado.

 
 
 
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