Mais do que um simples alimento, o pão está presente na história da humanidade há milênios. E mantém sua importância na rotina das pessoas, em particular, no Brasil. A Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP) estima que existam mais de 80 mil padarias no Brasil, e que em 2022 registraram um faturamento de R$ 121,09, de acordo com o Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC). Estas recebem diariamente cerca de 40 milhões de pessoas.
Ou seja, aproximadamente 20% da população brasileira está nas padarias diariamente. Além disso, as padarias empregam mais de 900 mil pessoas diretamente. E para muitas, a padaria é a primeira experiência de emprego formal.
As padarias têm no pão francês o seu principal produto, aquele que é o mais vendido dentre todos do mix, mas cabe o destaque de que os produtos de fabricação própria representam 71,41% do faturamento das panificadoras, com os pães em seus variados formatos, estilos e sabores, sendo maioria.
O pão é um alimento tão importante que vem sendo incorporado ao longo dos últimos anos ao mix de vários outros segmentos. De supermercados a sacolões e, se consideramos as versões industrializadas, até em farmácias o encontramos hoje. Isso faz com que o consumidor tenha um leque enorme de opções para adquirir o seu pão preferido.
Desafio
Paralelamente, isso incorre em um desafio maior para as padarias brasileiras. Desafio que aumentou muito também com a presença maior das indústrias de pão congelado, que foram outros atores importantes nessa ampliação do número de pontos de venda dos panificados.
Ao seu lado, as padarias tem o fato de que o consumidor, cada vez mais exigente, busca por um produto fresco, autêntico e de qualidade. A pesquisa Taste Tomorrow, realizada pela Puratos indica que os produtos artesanais tradicionais são cada vez mais valorizados pelos consumidores. Outro ponto de destaque é o sabor que o uso de massa madre traz para os pães, pelo sabor diferenciado que esse modelo traz para o produto final.
Outro ponto importante é o frescor dos produtos. Quem não se encanta com o cheiro de pão novo quando entra em uma padaria? Vale ainda investir na boa aparência dos pães, já que para 59% daqueles que responderam à pesquisa da Puratos, uma ótima aparência melhora a percepção do sabor.
Pois bem, vale muito então tanto comemorar a existência desse produto, que segue sendo importante fonte de alimentação e energia, além de trazer consigo o simbolismo de congraçamento e união, família e aconchego, tão caros a todos nós! Celebremos o pão!
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