Na vida todos desempenhamos diferentes papeis e mesmo um empresário de sucesso, acostumado a vender, vez por outra tem assumir o papel de consumidor e depender de outros para satisfazer suas demandas. Neste momento, todos queremos ser bem atendidos e caso sejamos voltamos para casa satisfeitos. Não tendo uma boa experiência, certamente vem o sentimento de decepção ou raiva.
Em ambas as situações, um empresário mais antenado pode fazer um exercício de comparação, verificando se o atendimento que sua empresa oferece está de acordo com a boa experiência que ele sentiu ou fica mais próximo da decepção pela dificuldade de ter seu desejo de compra satisfeito.
Ou seja, as empresas devem cuidar do seu atendimento e toda orientação recebida pode fazer com que a equipe renda mais, alcançando, inclusive, metas propostas para o tíquete médio, por exemplo.
Há critérios e orientações que valem a pena serem repassadas e buscar que sejam cumpridas pelos colaboradores. Sugerimos aqui dez passos importantes que podem melhorar a excelência no atendimento ao cliente.
1. Prazer em servir
Deixar claro para o cliente que a empresa não vende somente produtos, vende-se um estado de espírito. Quando se faz uma tarefa com amor, os desafios ficam mais fáceis de serem alcançados. É preciso pensar que: se a empresa atende bem o cliente, ele será um aliado para, por exemplo, alcançar a meta para o tíquete médio.
2. Olhar
Olhar para o cliente transmite a sensação de acolhimento, demonstra o real interesse do atendente e da empresa em atender às necessidades do cliente, sua vontade de ajudá-lo.
3. Sorrir
O atendimento de excelência começa com um sorriso, sempre. Pessoas que sorriem com mais facilidade tendem a vender mais, além de serem lembradas com maior facilidade.
4. Cumprimentar, agradecer e se despedir
Um cumprimento caloroso é sinal de boa educação. Um “bom dia”, boa tarde ou “boa noite”, ajuda a construir uma boa relação com o cliente. Melhor ainda, mais charmoso até é terminar o atendimento dizendo “obrigado”, “até amanhã”...
5. Chamar o cliente pelo nome
Não há melhor forma de demonstrar um atendimento personalizado, quando se chama o cliente pelo nome. Isso fideliza e faz com que o consumidor se sinta especial.
6. Aproximação
Faça com que seu cliente seja notado, aproxime-se e verifique sua necessidade. Diga “Em que posso ajuda-lo?”, acompanhe a venda do início ao fim, acompanhando o cliente até ter certeza que todas suas necessidades foram supridas.
7. Organização
Os clientes compram aquilo que é irresistível aos seus olhos e desejos e aquilo que está de fácil acesso às suas mãos. Assim a organização dos produtos é uma grande ferramenta de vendas!
8. Precificação
É comprovado que a maior parte dos clientes que desistem de comprar um produto, o faz por falta de preço. Além de lei, a precificação é uma forma de respeito ao cliente!
9. Ruptura 0%
Se não tem produto, não há venda! Cada colaborador pode ajudar a evitar a falta de produtos na loja. Como?
- Repondo as mercadorias na loja;
- Anotando a falta do produto no caderno de rupturas no caixa;
- Sinalizando a falta do produto para o gerente;
- Mas antes de falar para o cliente que não tem o produto que ele procura, verifique se há algo no estoque ou no setor da produção. E se realmente constatar a falta, não perca a oportunidade de oferecer outro produto.
Leia mais sobre controle de rupturas aqui.
10. Oferecer sempre mais um produto
Está comprovado que o cliente compra não somente por necessidade, mas na maioria das vezes por sugestão. Ao oferecermos o produto, aguçando a vontade do cliente, ele compra!
Dizer que “o produto é bom, uma delícia, que está fresco, que acabou de sair, que está quentinho, que tem ótima saída, que é de qualidade”...
Se todo cliente comprar um produto a mais do que aquele que ele já veio comprar, certamente a empresa alcançará suas metas de vendas e tíquete médio!
Em busca da evolução sempre!
As orientações acima listam ações que podem ser seguidas em relação à eficiência no atendimento. Podem ser encaradas como princípios de um bom trabalho voltado ao contato e conquista do cliente.
Até parecem ações simples, mas sua execução efetiva geralmente traz ganhos, como a fidelização do cliente, melhoria nos serviços executados e oferecidos e até mesmo maior frequência dos clientes ou aumento no tíquete médio, pela receptividade dos consumidores à proposta de atendimento.
Tenha atenção a elas no dia a dia e boas vendas!
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