Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Planejamento Operacional
NOTÍCIAS VOLTAR
Planejamento Operacional
por MR Comunicao
30/08/2019

 

   O Planejamento Operacional é a aplicação de uma série de rotinas administrativas. Seu objetivo é medir e planejar os processos operacionais, de­finir possibilidades e limites do negócio, com base em dados reais. Afinal, não dá para simplesmen­te adivinhar em que pé estão a produtividade, o desperdício ou a qualidade do atendimento, por exemplo.

   Ele reflete a situação real da empresa e guia o empreendedor em sua tomada de decisões. Com o acompanhamento dessas informações, é pos­sível descobrir, por exemplo, se a empresa está perdendo vendas, se estão acontecendo erros no preparo de receitas de produtos, se o desperdício está acima do previsto, entre outros resultados.

   Essas e outras informações são cruciais para que o empreendedor guie o negócio de forma as­sertiva e realista, sem tomar decisões baseadas apenas na intuição. Com a apuração dos resulta­dos, é possível orientar a trajetória de cada pro­cesso e também da empresa como um todo.

   O Planejamento Operacional deve ser feito no iní­cio de cada mês, sempre com base no Resultado Operacional Final do mês anterior. Através deste indicador, é possível planejar as metas e ações do mês seguinte, de acordo com a realidade da em­presa e sua capacidade de geração de recursos. Para apurar esses resultados e realizar um pla­nejamento correto, é imprescindível que as in­formações sejam devidamente acompanhadas, dia a dia. Para isso sugerimos as seguintes ferra­mentas:

                        Controle de Custo Variável

                        Controle de Capital de Giro

                        Controle de Apuração do Resultado Opera­cional

                        Balancete

                        Inventário

                        Diário Econômico

                        Diário Econômico Simplificado

                        Diário de Vendas

                        Saque Permitido

    Nos próximos artigos, vamos relatar cada ferra­menta listada acima e falar de sua aplicação den­tro das empresas. Acompanhe as publicações!

    Mais importante do que apurar, é saber o que fa­zer com essas informações dentro da empresa. O objetivo de acompanhar esses resultados é so­fisticar as estratégias de administração utilizadas dentro do negócio.

    O planejamento estabelece limites e riscos, de­fine a capacidade de geração de caixa e orienta as prioridades de investimento. Toda decisão de investimento, cortes ou reestruturação deve levá -lo em consideração.

   Os resultados apresentados no Planejamento Operacional são considerados estratégicos, e de­vem ser compartilhados apenas entre a diretoria da empresa. Em seguida, a média gerência deve ter acesso somente às informações que impac­tam diretamente sua área de atuação dentro do negócio.

   Principais pontos sobre o Planejamento Operacional:

   A realização do Planejamento Operacional, portanto, permite que a empresa meça o seu desem­penho, analisando diferentes variáveis por meio de ferramentas direcionadas a cada levantamento. Com a reunião das informações geradas por cada uma dessas ferramentas, a empresa consegue visualizar seu resultado efetivo, com os números reais de sua performance. Dessa forma, tem-se um instrumento fundamental para orientar a busca de melhores resultados e o estabelecimento de metas.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE