O Planejamento Operacional é a aplicação de uma série de rotinas administrativas. Seu objetivo é medir e planejar os processos operacionais, definir possibilidades e limites do negócio, com base em dados reais. Afinal, não dá para simplesmente adivinhar em que pé estão a produtividade, o desperdício ou a qualidade do atendimento, por exemplo.
Ele reflete a situação real da empresa e guia o empreendedor em sua tomada de decisões. Com o acompanhamento dessas informações, é possível descobrir, por exemplo, se a empresa está perdendo vendas, se estão acontecendo erros no preparo de receitas de produtos, se o desperdício está acima do previsto, entre outros resultados.
Essas e outras informações são cruciais para que o empreendedor guie o negócio de forma assertiva e realista, sem tomar decisões baseadas apenas na intuição. Com a apuração dos resultados, é possível orientar a trajetória de cada processo e também da empresa como um todo.
O Planejamento Operacional deve ser feito no início de cada mês, sempre com base no Resultado Operacional Final do mês anterior. Através deste indicador, é possível planejar as metas e ações do mês seguinte, de acordo com a realidade da empresa e sua capacidade de geração de recursos. Para apurar esses resultados e realizar um planejamento correto, é imprescindível que as informações sejam devidamente acompanhadas, dia a dia. Para isso sugerimos as seguintes ferramentas:
Controle de Custo Variável
Controle de Capital de Giro
Controle de Apuração do Resultado Operacional
Balancete
Inventário
Diário Econômico
Diário Econômico Simplificado
Diário de Vendas
Saque Permitido
Nos próximos artigos, vamos relatar cada ferramenta listada acima e falar de sua aplicação dentro das empresas. Acompanhe as publicações!
Mais importante do que apurar, é saber o que fazer com essas informações dentro da empresa. O objetivo de acompanhar esses resultados é sofisticar as estratégias de administração utilizadas dentro do negócio.
O planejamento estabelece limites e riscos, define a capacidade de geração de caixa e orienta as prioridades de investimento. Toda decisão de investimento, cortes ou reestruturação deve levá -lo em consideração.
Os resultados apresentados no Planejamento Operacional são considerados estratégicos, e devem ser compartilhados apenas entre a diretoria da empresa. Em seguida, a média gerência deve ter acesso somente às informações que impactam diretamente sua área de atuação dentro do negócio.
Principais pontos sobre o Planejamento Operacional:
A realização do Planejamento Operacional, portanto, permite que a empresa meça o seu desempenho, analisando diferentes variáveis por meio de ferramentas direcionadas a cada levantamento. Com a reunião das informações geradas por cada uma dessas ferramentas, a empresa consegue visualizar seu resultado efetivo, com os números reais de sua performance. Dessa forma, tem-se um instrumento fundamental para orientar a busca de melhores resultados e o estabelecimento de metas.
|