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ARTIGOS TÉCNICOS: Pães Funcionais
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ARTIGOS TÉCNICOS: Pães Funcionais
Esta publicação é parte do “Projeto de desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria com atuação na Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade “
por MR Comunicao
26/08/2019

Padarias têm oportunidade de crescimento com pães funcionais

A maioria das pessoas consome o pão diaria­mente, em pelo menos, uma de suas refeições. Fonte barata de carboidrato, o pão é fundamen­tal para a manutenção da saúde e crescimento do ser humano. Sem o consumo, as pessoas teriam que comer uma quantidade muito maior de ou­tros alimentos que contém carboidrato, em geral mais caros.

Mas o consumidor moderno está mudando esse hábito. Ele é informado, exigente, busca prati­cidade e qualidade de vida. Quer alimentos que tenham custo acessível e o ajudem a controlar o peso e a saúde sem abrir mão do sabor. A deman­da atual é por produtos nutritivos e, preferencial­mente, saborosos. Isso tem provocado todo um movimento dentro do setor de panificação.

A procura por produtos com valor calórico reduzido tem crescido a cada dia. Isso decorre do interesse do consumidor por produtos relacionados a dietas de controle de peso e a crescente preferência por itens que tragam benefícios para a saúde. Exis­te uma grande variedade de pães funcionais para completar as refeições do dia a dia e atender este desejo atual do mercado, os chamados alimentos funcionais. São aqueles enriquecidos com ingre­dientes e nutrientes que contribuem para a saúde do consumidor e estão disponíveis numa grande variedade de sabores, formatos e versões.

A crescente exigência do consumidor por ali­mentos que apresentem benefícios associados à saúde é uma grande oportunidade para o setor. O foco da indústria de pães nos próximos anos será ampliar o investimento em pesquisa e em produtos ligados ao benefício à saúde. As princi­pais tendências de consumo este ano, segundo a Abimapi, por exemplo, são receitas saudáveis ou orgânicas, produtos ‘premium’ e porções indivi­duais.

A maioria dos panificados funcionais encontra­dos atualmente são industrializados. Pesquisas mostram que é possível encontrar mais de 130 marcas destes nas gôndolas dos supermercados. Entre elas opções 100% integral, chia, sete grãos,

12 grãos, soja e muitas outras. Para aproveitar toda essa demanda de mercado, a padaria ar­tesanal brasileira também precisa elaborar seus produtos funcionais artesanais. A diversificação do mix tem sido entendida como grande oportu­nidade para atender estas exigências.

O desenvolvimento de produtos ou adaptações de receitas utilizadas que possam vir a incluir in­gredientes funcionais de baixo custo são muito importantes. Alternativas acessíveis são pães de forma fatiados integrais e pães rústicos, am­plamente trabalhadas atualmente. Outras boas opções é a produção com ingredientes funcionais fontes de Ômega 3, fibras, sementes, vegetais, etc. As panificadoras podem trabalhar melhor também o pão francês, oferecendo a versão in­tegral. Esses ingredientes nas receitas de pães possibilitam o enriquecimento nutricional do pro­duto, além de suprir a necessidade dos consumi­dores por produtos diversificados.

Depois da produção, o sucesso do pão funcional nas empresas depende do desempenho junto ao consumidor. É preciso mostrar a ele que a pada­ria também oferece produtos funcionais e espe­ciais. Boas possibilidades são o oferecimento de degustações e campanhas publicitárias internas para divulgar os pães. Ao final do ciclo é impor­tante monitorar o desempenho das vendas des­ses produtos, saber quais têm mais aceitação no mercado e como a produção própria se comporta contra a concorrência com os industrializados.

Dica sobre a elaboração de pães funcionais:

Para elaboração dos pães funcionais, você pode inovar e utilizar produtos típicos de sua região nas formulações! Não é necessário seguir uma rígida lista de ingredientes, os pães podem receber sabores tipicamente brasileiros, como a farinha de jatobá ou baru, ambos frutos naturais do Cerrado.

 
 
 
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