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Cases de Sucesso: Monte Libano, excelência há mais de meio século no Espírito Santo
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Cases de Sucesso: Monte Libano, excelência há mais de meio século no Espírito Santo
Conheça a trajetória de crescimento da padaria pioneira em acrescentar uma confeitaria no Estado Capixaba
por Elisangela Santos
15/03/2019

    Uma empresa familiar que iniciou suas atividades em 1964, no centro de Vitória/ES, desmanchando 260 sacas de trigo por mês e com uma equipe de apenas 19 funcionários na época. Assim nasceu a Monte Libano, a referência da Panificação do Espírito Santo que não para de crescer e que se tornou hoje exemplo para o setor em todo o Brasil. Primeira loja a ter uma confeitaria no Estado, a empresa investiu no conhecimento e aperfeiçoamento constante para assumir posição de destaque pela excelência de seus produtos e serviços.

   Completando em 2019 os seus 55 anos de história, a empresa cresceu e, hoje, já são seis unidades nas cidades de Vitória e Vila Velha, mais de 355 funcionários, gerando empregos diretos e renda na economia, e um desmanche de aproximadamente 1.400 sacas de trigo por mês. A Monte Libano impressiona pela solidez da marca e pelo crescimento apresentado em todas as áreas do negócio. “Creio que o diferencial da ML vem desde a sua abertura e está na paixão pelo que fazemos. Meu pai, Hélio Rezende, como muitos aqui o conhecem, sempre participou de reuniões e encontros da ABIP, isso sempre nos trouxe informações e conhecimento do que acontecia no setor, nos colocando na vanguarda da Panificação em nosso estado”, conta Alexandre Rezende, atual diretor-executivo da rede.

   Coroando uma trajetória de muito trabalho e superação, a empresa ganhou importantes reconhecimentos, como o Prêmio Gourmet Vip, o maior prêmio gourmet do Estado, o Prêmio de Melhor Padaria pela Revista Veja e também o Prêmio Baker Top da Panificação Brasileira. Como receita de sucesso para atingir um alto nível, Alexandre aponta as diretrizes presentes desde a abertura: “Não vou contar nenhuma novidade aqui, mas vou falar o que fazemos, e esse sim é o grande desafio. Para alcançarmos resultados superiores, precisamos estar com a casa bem estruturada, onde entendemos ser primordial estes cinco pilares: Atendimento, Marketing, Produtos de Qualidade, Gestão de Resultados e, é claro, Gestão de Pessoas, que é a base e o influenciador determinante para que todos aconteçam”, afirma ele, ao descrever como uma gestão familiar é capaz de alcançar resultados sólidos bem definidos.

   Alcançando resultados no mercado da Panificação: estratégias certas atingem sempre maiores níveis

    “Entrei no negócio em 1991, e fomos abrindo lojas, minha irmã e meu cunhado vieram trabalhar com a gente, e sempre tivemos um cuidado muito grande com cada detalhe. O mercado foi se tornando mais exigente, e nós não abrimos mão de nossos valores, indo de encontro ao que o cliente queria”, declara Alexandre, que fala também sobre duas características que a marca traz em seu DNA: a qualidade e a inovação.

    Alexandre relata ainda inovações que foram trazidas pela Monte Libano. “Quando abrimos a 1ª filial, inovamos no layout da loja, onde acabamos com os tradicionais balcões e criamos as exposições de produtos em mesas, hoje uma apresentação normal, mas na época uma quebra de paradigma, um risco”, conta Alexandre sobre um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento na Monte Libano.

    E não para por aí. “Também fomos a primeira loja a ter confeitaria no estado, onde na época só existiam as padarias tradicionais. Já em 2008, com a inauguração da loja da Praia do Canto, em Vitória, fomos pioneiros em um novo conceito de padaria, que engloba diversos serviços em uma única loja, incluindo café manhã, almoço, lanche da tarde, venda de frios, antepastos, hortifruti, carnes, pizzas na hora, sushi, vinhos e um leque de opções em produtos e serviços, o que até então não era praticado por aqui”, relembra.

    Alexandre fala ainda sobre a importância de abrir novas frentes de trabalho partindo da pesquisa, aprendizado e planejamento. “Não poderia deixar de ressaltar a importância do Propan para a Monte Libano. Participamos desde a primeira turma em nosso Estado, e isso foi fundamental para chegarmos onde estamos”, afirma ele, que menciona também as vezes em que recebeu a consultoria de Márcio Rodrigues em todas as áreas. “Hoje, o que mais me encanta é a parte de organização do negócio, a parte gerencial dele também é muito boa. Ele tem muito conhecimento e sempre agrega muito, nunca largamos”, declara.

   Houve também a contribuição de Márcio em outro importante momento para a rede: em funcionamento desde julho de 2018, a Central de Produção Monte Libano representou um importante passo de crescimento para a marca, que aumentou sua escala e produz hoje mais de 300 itens de fabricação própria diária. A conclusão do objetivo requereu planejamento, estratégias e muito trabalho. “Vínhamos conversando com o Márcio sobre a possibilidade de implantar a central, e então decidimos seguir com o projeto”, revela ele, que conta também que foi necessário um ano para o planejamento e outro para a execução. “Contamos também com a assessoria do Márcio durante a implantação”, aponta ele, que expressa que a produtividade, que era de R$ 11.800 por funcionário, passou a ter como meta a marca de R$ 14.000,00.

 

    Central de Produção Monte Libano: padronização, aumento da produtividade e objetivos alcançados com sucesso!

    De acordo com Cláudia Márcia, consultora especialista em segurança alimentar e análises químicas e também gerente da Central de Produção da Monte Libano, cada fase do processo de abertura contou com altas técnicas de desenvolvimento: “Todo o receituário dos produtos a serem produzidos foi devidamente coletado, fragmentado e validado, tornando possível a entrega dos melhores resultados, qualidade, atendimento de demanda e sabor”, certifica.

    “O grande desafio do receituário foi realizar toda a sua validação, tanto de ingredientes como de rendimento, e isso respeitando a identidade própria dos produtos de cada unidade.” afirma ela, que é responsável também pelo controle de consumo de matéria-prima, introdução de novos produtos no mix de fabricação própria e também pelo controle de qualidade. Cláudia destaca ainda como a montagem do setor de pré-pesagem, assim como o treinamento dos funcionários e o engajamento de cada setor foram decisivos:

    “É necessário que o colaborador esteja envolvido em cada processo, e isso vai do micro ao macro, pois de nada adiantaria o processo se não tivéssemos pessoas que comprassem essa ideia e nos ajudassem a executar e a fazer dar certo”, frisa ela, que fala ainda sobre o rigoroso controle seguido em cada etapa, compreendendo desde a matéria-prima até o cuidado com a entrega de cada item.

    Qualidade e inovação: o DNA de uma marca respeitável e com mais de meio século de atuação no mercado

    Mais do que inovar, a Monte Libano cresceu ciente da estrutura necessária para conduzir cada novo avanço. “Quando criamos este novo conceito de loja com mesas, tivemos uma outra grande mudança, que foi o atendimento. Este tipo de exposição é mais atrativa, mas requer um atendimento mais rápido e com técnica. O cliente não quer só atendimento bom, quer ter uma experiência nova” , conta Alexandre ao falar sobre a boa relação com o público, um conceito do qual a empresa jamais abriu mão e também um dos princípios da Metodologia Propan.

    E, para tanto, poder contar com um bom time na equipe é fundamental. “Até 2008, sempre me envolvi com a área de recursos humanos, e todos os funcionários eram entrevistados por mim. A partir daí, estruturamos um RH, e hoje só participo das entrevistas de cargos gerenciais, além de me envolver com a definição dos treinamentos e programas de promoção interna”.

    E foi justamente apostar em qualidade e inovação que garantiu a empresa raízes fortes para superar os revezes da economia do país. “Mediante um cenário tão turbulento e difícil, onde quase podemos dizer que não temos onde enxugar mais, encaramos os novos desafios com a força de uma empresa familiar, o nosso ponto forte, onde todos se doam ao máximo, tendo cada um suas atribuições bem definidas”, afirma. Como uma referência que não para de crescer em seu setor, a marca inaugura a sua mais nova unidade no segundo semestre de 2019, no bairro Itaparica, região nobre de Vila Velha.

    Conquistar seu espaço no mercado e tornar-se hoje um exemplo no que faz, sendo admirada como uma das maiores do segmento, exigiu trabalho, suor, coragem e fé em dias melhores, mas também uma inspiração sem igual, que só quem domina o que faz pode traduzir:  “A farinha é a mesma, a água é a mesma, o fermento é o mesmo. A única diferença é a paixão”, arremata Alexandre.

 

 
 
 
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