Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Série Cases de Sucesso: a família mineira que se tornou referência em Caratinga
NOTÍCIAS VOLTAR
Série Cases de Sucesso: a família mineira que se tornou referência em Caratinga
por Elisangela Santos
22/02/2019

    Os pés na zona rural e o coração na cidade, com a disposição de construir com muito trabalho uma vida melhor. Esse é o início da panificação na história da família do Sr. João Moreira Costa, que ousou empreender em um ramo complemente novo até então: as padarias. Embora ainda iniciante naquele tempo, desde as primeiras fornadas uma decisão já estava tomada: oferecer pães de qualidade e conquistar o próprio espaço na cidade mineira de Caratinga. E não é que deu certo? Há 20 anos a Santa Cruz é uma das referências do comércio da região e, em 2014, ganhou até mesmo uma nova unidade, com central de produção.

    “Já esperávamos muito pela oportunidade de nos mudar, e quando ela surgiu adquirimos um imóvel”, conta Alexandre Moreira de Almeida, filho do Sr. João e que hoje administra a unidade do Centro da cidade. Naquela época, havia uma loja no local comprado pela família, e já instalados na nova casa, surgiu a pergunta: “E agora, o que vamos fazer”? Foi então que os próprios moradores da cidade deram a sugestão e pediram o que mais precisavam no momento: “Porque vocês não montam uma padaria?”, era o que as pessoas diziam, uma vez que este era o negócio que o antigo proprietário tinha no mesmo local.

    Pedido acatado, os pais e os seis irmãos colocaram a mão na massa, e em 31 de Dezembro de 1999 a Santa Cruz foi inaugurada no bairro de mesmo nome: “Foi um tempo de trabalho e muito aprendizado, lembro que tínhamos um amigo que trabalhava em outra padaria, e eu fui para lá aprender a fazer pão”, conta Alexandre. Movidos desde o início pelo desejo de fabricar com excelência, o lema da Santa Cruz desde o início tornou-se “Compromisso com a Qualidade”. E foi justamente esse o diferencial que conduziu a empresa ao longo das dificuldades e desafios do caminho: “Já entramos nos anos 2000 com o novo negócio, e as coisas na economia do país não andavam bem”, relembra ele, que conta também como a honestidade, transparência e dedicação fizeram a diferença para superar os momentos difíceis.

A hora de crescer sempre vem para aqueles que trabalham com foco e acreditam no que fazem

    Com a marca já consolidada na cidade, não demorou muito para surgir outra oportunidade: abrir uma nova padaria. Representando os frutos de todo um trabalho bem feito, a Geração foi inaugurada tendo em sua essência o mesmo controle de qualidade dos produtos: “Com nosso esforço fomos marcando nosso território, e hoje somos reconhecidos em toda a região pelo que fazemos”, afirma Alexandre, que conta que a Geração é administrada hoje pela irmã Claudia, juntamente com seu esposo.

    Com o passar do tempo, diante da crescente demanda e do fluxo das vendas, toda família sentiu a necessidade de ampliar o negócio: “O espaço ficou pequeno e vimos que era hora de dar mais um passo”, revela. Foi então que nasceu o mais novo empreendimento da família: a Santa Cruz Centro, onde hoje funciona também a Central de Produção. “Não tínhamos a previsão de abrir tão rápido, primeiro o espaço permaneceu alugado por um tempo, e então chegou o momento”, declara ele sobre a nova unidade, inaugurada em 2014.

    “Como antes a estrutura de produção estava arrochada, muito apertada em termos de espaço, ter um centro de produção fez toda a diferença para o nosso resultado”, afirma ele, que conta com a ajuda da esposa Aparecida de Fátima Moreira para gerenciar a nova loja. Provando a excelência de uma empresa que cresceu tendo como base os esforços e dedicação de toda família em um trabalho em conjunto, Alexandre conta que o pai, juntamente com a mãe, Sra Lúcia Maria Moreira, que cuida da sessão de confeitaria, estão presentes na administração das três unidades: “O conhecimento deles é fundamental para que o negócio vá à frente, somos uma empresa familiar, e isso faz parte de nós”, declara.

    Mantendo a tradição de duas décadas na panificação, hoje as três padarias seguem tendo como suporte os pilares da união em família: “A Santa Cruz bairro é cuidada por meu irmão Flávio e minha cunhada Sara e, assim como aqui na Central, também recebe as direções e cuidados dos meus pais”, conta ele, que destaca essa ligação como sendo um dos segredos para chegar até aqui.

Sede de resultados: aplicando a técnica, o conhecimento e o perfeccionismo como um ingrediente a mais

    Focado na evolução, Alexandre ressalta a importância de buscar o desenvolvimento sempre. Indo além dos itens de padaria, hoje o cliente tem a comodidade de contar com serviços como lancheria, macarrões, hambúrgueres e demais opções. Contente com os resultados apresentados, Alexandre celebra mais uma conquista: a inauguração da cozinha industrial para otimizar a produção da Central: “Com ela, foi possível lançar também o self service, mais um projeto nosso que se tornou realidade em nossos serviços”, comemora.

   Satisfeito com a trajetória construída até aqui, Alexandre destaca a importância da Metodologia Propan durante as fases de crescimento: “Somos muito gratos ao trabalho do Márcio Rodrigues, que foi de extrema vitalidade para as padarias de Caratinga”, declara ele, que contou com a consultoria a partir de um projeto com o Sebrae em sua região. “Havíamos chegado a um ponto em que almejávamos uma saída para o nosso negócio, tudo estava muito difícil e nós precisávamos de uma solução”, relembra.

   Colocando em prática tudo que era ensinado e entregando-se ao máximo na busca de resultados, a recompensa logo veio: “Márcio nos orientou em todas as áreas, todas as dicas dele foram excelentes, ficamos muito felizes com os resultados”, conta ele, que descreve também a importância dos demais consultores que participaram dos processos. “Sou muito grato a todos que passaram por aqui, todos os consultores do Propan têm uma preocupação muito grande em fazer que a empresa se desenvolva, e eu estou muito satisfeito. Valeu muito a pena a nossa parceria, é preciso aprender com quem sabe”, afirma.

Prazer em servir bem: a gratificação que faz os esforços valerem sempre a pena

   Vencer os desafios do Setor exige garra e empenho em cada etapa, e na arte de “matar um leão por dia” Alexandre aponta os impostos e as dificuldades encontradas com mão de obra como sendo grandes adversidades a se superar com equilíbrio e cautela por parte dos panificadores. Para ele, a maior gratificação não se traduz tão somente no financeiro, ao contrário, vai além e abrange a satisfação dos clientes com a alegria de um produto bem feito. Além disso, ele e sua esposa tem como motivação e inspiração a nova geração da família: as filhas Rafaela e Maria Vitória.

   Mostrando a força de uma história construída em família, os resultados foram conquistados dia a dia, à base de planejamento e muito trabalho como, por exemplo, todo esforço empreendido para a construção da cozinha industrial: “Por quatro meses trabalhei sem folga, aproveitando feriados e finais de semana para a execução do projeto”, revela ele, que durante uma reforma chegou a trabalhar até às duas da manhã para aprimorar a estrutura da Central.

   Enquanto para alguns as mudanças no mercado foram obstáculos difíceis demais para superar, há aqueles que acreditaram na importância do aprendizado e converteram os desafios em oportunidades para seguir em frente. Prezando pela qualidade e valorizando as raízes, hoje a Santa Cruz e também a Geração preservam a essência de uma família que soube utilizar as estratégias encontradas no conhecimento e encontrou na panificação a oportunidade certa para deixar sua marca.

 

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE