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Sofisticação e requinte fazem a festa
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Sofisticação e requinte fazem a festa
Com grande popularidade na França, os coloridos e delicados macarons garantem atratividade também ao mercado brasileiro
por Food Service News
17/07/2017

Eles são pequenos, delicados, finos e bem coloridos. De origem europeia, os macarons realmente conquistaram os brasileiros. O nome se origina da palavra maccherone, cujo significado é massa fina. No entanto, levou algum tempo para que o produto chegasse ao que ele é hoje: o patisseur Pierre Desfontaines, da Ladurée, de Paris, foi quem decidiu unir os dois pequenos discos e, além disso, colocar um recheio entre ambas as partes. Antes disso, o doce era servido apenas como um biscoito de pouca espessura.

Atualmente, o item continua a passar por algumas transformações para que, assim, eles possam alcançar um número ainda maior de consumidores. Ao longo do tempo, ele vai ganhando ainda mais cores e sabores. Mais do que um agrado ao paladar, esses doces chamam a atenção nas mesas por contarem com uma aparência peculiar, que transmite uma imagem de requinte e sofisticação.

A rede Passion du Chocolat é uma das marcas que investem no produto e que têm tido um bom retorno em relação à sua comercialização. Com fabricação própria (na cidade de Curitiba, no Paraná), o que exige um processo complexo, segundo o sócio-proprietário Lucas Malucelli, a rede já possui cinco lojas em três estados além do Paraná: Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Uma delas está localizada no Pátio Batel, na capital paranaense, onde a marca divide o primeiro piso do lugar com grifes importantes como Prada e Tiffany & Co.

“A Passion Du Chocolat é uma marca muito atenta aos detalhes. Por isso, além da apresentação impecável dos nossos macarons, apostamos em uma linha de embalagens exclusivas e diferenciadas para nossos produtos. Utilizamos matéria-prima de altíssima qualidade, como, por exemplo, uma farinha de amêndoas que importamos da Espanha. Outro fator importante para o sucesso dos nossos macarons é o aprimoramento da receita ao longo dos anos. Estamos sempre em busca de novidades, novos processos e técnicas para transformar o que já é delicioso em algo inesquecível ao paladar”, pontua Malucelli.

De acordo com o profissional, alguns dos motivos que fazem com que haja uma grande procura por esse item alimentício é o fato de ele ter um apelo visual e sabor diferenciado. “A apresentação delicada e colorida chama a atenção, e o doce é uma excelente opção também para presentes. Não há quem não goste e não se surpreenda ao comprar ou receber uma caixinha de macarons”, salienta ele.

Fabricação e consolidação

Para lidar com o produto, porém, é necessário estar atento a alguns cuidados especiais, pois, ao contrário do que muitos possam imaginar, produzi-lo não é das tarefas mais fáceis. Conforme destaca Malucelli, qualquer deslize pode acabar fazendo com que a qualidade desse item tão delicado seja comprometida. É preciso que se esteja atento, por exemplo, ao tempo e à velocidade da batedeira para a preparação do doce, além da temperatura do forno. Já o ambiente deve ser seco e climatizado.

“O conceito da marca sempre foi produzir itens diferenciado, inovadores, com aparência e sabores únicos. Nosso foco é fazer de um pequeno e delicioso doce um grande negócio para os investidores (novos franqueados) e, principalmente, levar aos consumidores momentos de prazer e muito sabor”, diz Malucelli, que conta, ainda, que a Passion du Chocolat desenvolve os seus itens alimentícios a partir de bastante estudo e de pesquisa de tendências do mercado.

“Acho que nossa consolidação no mercado faz parte de um projeto muito bem planejado e estruturado. Começamos em Curitiba com um doce até então não muito conhecido pelo pessoal da região e investimos muito na questão da identidade visual. Fomos detalhistas para tudo: projetos, design de produtos, embalagens e também a arquitetura da loja, que tem uma apresentação muito diferenciada e sofisticada. Isso chama a atenção. E, como não poderia deixar de ser, destaco a nossa preocupação com a qualidade (produção – apresentação – sabor) dos macarons, que são o carro-chefe da nossa rede. Hoje sabemos que temos produtos realmente diferenciados e é por isso que cada dia mais a Passion tem clientes fiéis, além de estar expandindo a rede com franquias em diferentes estados. O crescimento é fruto do investimento que fizemos para nos estabelecermos no segmento”, afirma ele.

Além disso, para o profissional, o segmento também conta com benefícios como exclusividade dos produtos e boa rentabilidade. “O setor de food service e conveniência não para de crescer. Nos últimos anos, o crescimento mínimo tem sido de 11%. Somando o sucesso e qualidade dos produtos Passion Du Chocolat com a estrutura que a marca oferece aos seus franqueados, temos um forte potencial de expansão”, ressalta ele, que frisa, ainda, que os maiores desafios existentes hoje para os investidores da área são as incertezas do cenário político e os impactos da crise econômica no Brasil.

Fidelização

Para se manter no mercado, porém, não se pode ficar parado. Malucelli destaca, por exemplo, que inovação é uma das palavras-chaves para que se tenha sucesso nos negócios. A qualidade é também outro fator de grande relevância. “Já temos clientes fiéis, já temos uma marca consolidada, mas buscamos sempre mais para surpreender nosso público e trazer novas possibilidades aos franqueados”, diz o profissional. “O consumidor, quando gosta de uma marca, ele a acompanha. Mas, tratando-se de comida, pode enjoar. Sabendo disso é que sempre levamos às nossas lojas novidades. E, mesmo que o macaron seja o carro- chefe, temos muitos outros doces inspirados na experiência ‘haute cuisine’: brigadeiros, doces gourmets e, inclusive, cafés”, salienta ele.

Expansão

Diante de tudo isso, a marca foca expansão e, entre os seus planos, há o objetivo de finalizar o ano de 2020 com pelo menos 65 pontos de vendas. “A cada dia buscamos ser reconhecidos como uma marca conceito em bom gosto, qualidade, criatividade e sofisticação dos produtos e serviço. Não somente junto aos clientes, mas também junto aos parceiros, que crescem com a rede. Sabemos que o início de um negócio costuma ser desafiador e, por isso, oferecemos todo o suporte para nossos franqueados, desde o auxílio na escolha e na negociação do ponto comercial aos treinamentos para equipe. Além disso, nossos gestores acompanham de perto os resultados e oferecem orientações e ferramentas para otimizar a gestão do negócio. As lojas costumam ter de 15 a 40 m² e o lançamento constante de produtos, além da consolidação da marca, fazem com que tenham uma rentabilidade estimada de 10% a 20%. Com isso, o investimento inicial para uma nova franquia (a partir de R$ 220 mil) é facilmente recuperado de 24 a 36 meses. Além disso, ainda oferecemos ao novo franqueado a devolução do valor pago pela taxa de franquia, que hoje é de R$ 30 mil, em produtos da marca para que possam iniciar as vendas. É um incentivo e um benefício que concedemos para que as operações já tragam resultados positivos desde o início do negócio”,
relata Malucelli.

Pelo Brasil e pelo mundo

Além de serem comercializados em diversos estabelecimentos pelo país, os macarons também têm feito a festa em várias ocasiões, o que estimula ainda mais a sua fabricação e faz com que sejam vistos por muitos empresários como bastante lucrativos. Cada vez mais, eles são uma presença marcante eventos como casamentos e aniversários, por exemplo, sendo, inclusive, itens encarados como também decorativos.

Na França, não é incomum encontrá-los em uma série de confeitarias, onde fazem bastante sucesso. Por lá, o doce, com sua receita centenária, se consolidou como um dos símbolos da culinária local. O produto original conta com merengue produzido com amêndoa e recheio de ganache. No entanto, não só no Brasil, como no mundo, vários sabores foram sendo acrescentados, como, por exemplo, laranja, limão, maracujá e até mesmo café. Para que eles ganhem cores vivas e diferenciadas, é utilizado um corante comestível. Em alguns países, como nos Estados Unidos, os macarons podem ser encontrados em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo as redes de fast-food.

 
 
 
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