Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Estudo de inovação e Guia de padarias são os novos produtos do Convênio ABIP/ITPC/SEBRAE - 25/07/12
NOTÍCIAS VOLTAR
Estudo de inovação e Guia de padarias são os novos produtos do Convênio ABIP/ITPC/SEBRAE - 25/07/12
por Priscila Oliveira e Renato Alves
17/07/2015


Os lançamentos aconteceram durante o Seminário Tecnológico realizado em São Paulo

O Convênio ABIP/ITPC/SEBRAE lançou dois novos produtos para o setor de Panificação e Confeitaria. Trata-se do ‘Estudo do impacto da inovação tecnológica no setor de Panificação e Confeitaria’ e do “Guia Nacional de Destaques em Panificação e Confeitaria”. As novidades foram apresentadas durante a realização do Seminário Tecnológico das entidades. O evento que foi realizado no dia 19 de julho, durante a semana de realização da Fipan, reuniu mais de 130 pessoas no auditório do Sindipan em São Paulo/SP.

O diretor técnico do ITPC, Emerson Amaral, durante a palestra sobre Impactos da inovação tecnológica na Panificação e Confeitaria, apresentou o estudo, juntamente com o presidente do ITPC, Márcio Rodrigues, fruto de um trabalho de pesquisa que teve a duração de seis meses. O estudo de inovação relaciona as principais inovações dentro da Panificação e Confeitaria, em aspectos como produtos, processos, layout, equipamentos, embalagens, marketing, gestão, gerenciamento de equipes e ainda o modelo criado com a Padaria Conceito, uma junção de produtos e serviços para atender a todos os momentos de compra do cliente em um mesmo local. “Inovar é um desafio, mas sustentar a inovação é ainda mais desafiador. Não basta ser bom, é preciso ser diferente”, falou Amaral.

O “Guia Nacional de Destaques em Panificação e Confeitaria” foi exibido pelo diretor técnico da ABIP, Giovani Mendonça. O site é o www.padariasdobrasil.com.br e pretende reunir as melhores padarias do país e mostrar os serviços que elas oferecem. Em um primeiro momento a escolha das padarias que constam no Guia foi feita pela articulação entre a ABIP, as entidades de classe de todo o país, os SEBRAE/UF e o ITPC, que indicaram empresas a serem inseridas no guia. Como critério de seleção, considerou-se o fato dos candidatos terem passado por algum projeto de capacitação, serem reconhecidas pelo mercado e possuírem diferenciais em produtos e serviços. Desde o início do ano, vem sendo aplicado um questionário de verificação em todas as empresas indicadas, para certificação sobre o que realizam.

Palestras

O Seminário contou com outras palestras. O presidente da Márcio Rodrigues & Associados, Márcio Rodrigues, falou sobre A importância da inovação para ampliar a produtividade na Panificação e Confeitaria. Dentre outras questões abordadas ele disse que “a tecnologia não é só uma máquina nova, o processo é muito importante”. Para o presidente do ITPC o consumidor se transformou e as empresas precisam acompanhar esta evolução. “O mais importante é estar sempre atento ao cenário que você atua. Hoje os consumidores estão mais informados e exigentes. Eles contam com aplicativos de celular que informam a cotação de preços dos produtos na região que ele está, eles têm acesso a outro aplicativo onde ele pode criticar e elogiar o seu estabelecimento. E como as empresas vão lidar com este cliente? Com ferramentas do passado com um consumidor do futuro? O setor tem crescido porque tem a capacidade de trazer novos serviços para este consumidor moderno. Mas, os nossos processos de gestão, de produção, de comercialização precisam acompanhar. Nós temos condições de ganhar o mercado mas, ao mesmo tempo, o grande desafio de tornar a nossa empresa viável”, explicou Márcio Rodrigues.

Outras palestras enriqueceram o Seminário Tecnológico com conhecimentos e muita informação sobre as ações que o Convênio tem realizado pelo Brasil. A analista técnica do SEBRAETec, Cristina Mieko, falou sobre os instrumentos de consultoria tecnológica do SEBRAETec, além de esclarecer as dúvidas dos participantes sobre a aplicação do programa. Foi o momento em que a coordenadora de projetos no SEBRAE/ES Carla Tardiane, conto da sua experiência na aplicação do programa. “É muito bom ver que as entidades, junto com a associação, conseguiram mobilizar tantas pessoas interessadas em melhorar os seus processos, em fidelizar os seus clientes. Na verdade o Sebraetec é um banco de dados com fornecedores de serviço tecnológico. É um instrumento que permite à micro e pequena empresa ter acesso à este serviço para poder crescer, melhorar os processos e os produtos”, falou Cristina.

Fausto Cassemiro discorreu sobre a experiência do SEBRAE Nacional em projetos de Encadeamento Produtivo, uma estratégia que busca aumentar a competitividade, cooperação e competência tecnológica e de gestão. “O Encadeamento se dá através destes relacionamentos cooperativos, de longo prazo e mutuamente atraentes, que se estabelecem entre grandes companhias e pequenas empresas de sua cadeia de valor”, explicou Cassemiro.

O Encadeamento Produtivo também é uma ação do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE e vem sendo aplicado nos estados de MS, RS, RN, RS e PA e os coordenadores Cíntia Guedes (SEBRAE/MS) e Horácio Cavalcanti (SEBRAE/RN) também relataram as experiências na aplicação do projeto.

Representando a Prática Fornos, Angelo Souza, proferiu palestra sobre as inovações em equipamentos para a Panificação. Argumentou sobre as mudanças trazidas pelas pré-misturas e o congelamento, pelo equipamentos mais modernos, como fornos e equipamentos que fritam produtos sem utilizar óleo.

A coordenadora nacional de fruticultura do SEBRAE Nacional, Lea Lagares, apresentou o livro “Chocolate com frutas brasileiras”. Trata-se de um caderno de receitas, em dois idiomas, de frutas brasileiras com chocolate, em que ela contextualiza os produtos em questão.

Isabela Cardoso e Michele Bianchini, representaram a Emulzint e falaram sobre a inovação em produtos, processos e matérias-primas para o setor de Panificação e Confeitaria. “A Emulzint desenvolve produtos que auxilie a produção do cliente e entregue utilidade, praticidade e facilidade”, disse Isabela.

Presente no evento, Luiz Borges, que pertence à unidade de inovação e acesso à tecnologia do Sebrae/RJ gostou de participar do seminário e dos assuntos tratados. “Achei importante, principalmente, para aqueles panificadores que estão distante desta realidade e precisam estar atentos às modificações, às leis, aos aspectos mercadológicos e de tecnologia. Sem dúvida foram informações importante e preciosas também para nós do Sebrae que estamos estruturando cada vez mais para melhor atender este grupo de micro e pequenos empresário”, contou Borges.

“O evento foi ótimo. Várias ferramentas foram divulgadas para a inovação e também para abrir a mente do empresário, mostrando que eles precisam estarem atentos para as mudanças. Temos que buscar sempre coisas novas para os negócios”, disse a proprietária da Panificadora Pão Já no Maranhão, Esterlene Sakamoto.

 

 

Fonte: Site Instituto Tecnológico ITPC (Nossas notícias) 

 

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31)2101-9999
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE