O iogurte grego apresentou uma alta em volume de 3,7% no ano passado, enquanto o segmento líquido subiu 2,7%. Os dados são da Kantar Worldpanel. No mesmo período, a categoria toda registrou queda de 5,7% no volume comercializado. O instituto aponta ainda recuo de 14,8% no segmento light em 2015 e de 15,5% nas versões polpa de fruta. Os funcionais também tiveram retração no volume: 21,2% no ano passado, conforme a consultoria.
“O brasileiro começou a abrir mão de suas conquistas de consumo”, afirma Christine Pereira, diretora da Kantar Worldpanel. Para se adaptar a essa mudança de consumo, boa parte dos fabricantes têm concentrado esforços nas embalagens econômicas e nos segmentos em ascensão.
A Vigor, por exemplo, aposta no lançamento de novas versões do iogurte grego e no aumento da distribuição, entre outras estratégias. Segundo Anne Napoli, diretora de marketing, as vendas da companhia subiram 5,3% entre janeiro e maio. Nos mesmos meses, a categoria encolheu 5%, afirma ela. Há duas semanas, a empresa inaugurou uma fábrica no Rio de Janeiro, com investimento de R$ 130 milhões. Além do iogurte, a unidade vai produzir leite longa vida de itens para restaurantes.
A Nestlé é outra que aposta em inovações, com foco na linha sem lactose, grego e light. A empresa afirma estar crescendo em vendas. Já a Lactalisinveste nas embalagens econômicas em vários segmentos da categoria, entre outros.
|