Duas normas técnicas para garantir desempenho mais seguro e eficiente de máquinas e equipamentos do setor de panificação foram lançadas, em São Paulo, pelo Sebrae, a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As normas - ABNT NBR 15735 e 15853 - estabelecem requisitos para segurança, padrão, qualidade e higiene de batedeiras planetárias, com capacidade maior do que cinco litros e menor do que 500 litros, e para modeladoras de massas para pães.
“Ao final do convênio, em 2017, o setor de panificação passará a contar com 12 normas técnicas publicadas ou em vias de publicação. Elas modernizam a produção do setor”, diz a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Com base nas normas publicadas, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade de Tecnologia (Inmetro) criará o Programa de Avaliação da Conformidade.
A adesão às normas técnicas é voluntária, mas é uma estratégia empresarial recomendada pelo Sebrae. “De aproximadamente 60 mil padarias em atividade no Brasil, mais de 90% são pequenos negócios. Queremos engajar fabricantes de equipamentos e padarias para adotar essas normas por ser um caminho para melhorar a produtividade e a competitividade dessas empresas. Apoiamos o segmento para que demonstre aos consumidores esse diferencial de qualidade”, acrescenta Heloisa.
O lançamento das normas fez parte da programação de um workshop do setor, em São Paulo. O evento, gratuito, incluiu um balanço da parceria entre Abiepan e Sebrae. As instituições trabalham em ações para aumentar a competitividade das empresas de panificação, bem como disseminar entre os pequenos negócios fabricantes as normas publicadas com adequação de segurança.
O Sebrae contribuiu, recentemente, com outras normas para o segmento de panificação. Uma delas amplia a eficiência e conformidade de fornos elétricos, visando à redução de gastos e desperdício de energia, além do aumento de produtividade. Outra norma, a do pão francês, tem o objetivo de melhorar a qualidade do produto no país, a partir da avaliação das características externas, internas e sensoriais do produto, como crosta, aparência, miolo, sabor, cor, textura e pestana, entre outros itens.
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