Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Novas normas técnicas aumentam segurança no setor de panificação
NOTÍCIAS VOLTAR
Novas normas técnicas aumentam segurança no setor de panificação
Adesão é voluntária, mas é uma estratégia empresarial recomendada pelo Sebrae
por Agência Sebrae
06/07/2016

Duas normas técnicas para garantir desempenho mais seguro e eficiente de máquinas e equipamentos do setor de panificação foram lançadas, em São Paulo, pelo Sebrae, a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As normas - ABNT NBR 15735 e 15853 - estabelecem requisitos para segurança, padrão, qualidade e higiene de batedeiras planetárias, com capacidade maior do que cinco litros e menor do que 500 litros, e para modeladoras de massas para pães.

“Ao final do convênio, em 2017, o setor de panificação passará a contar com 12 normas técnicas publicadas ou em vias de publicação. Elas modernizam a produção do setor”, diz a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Com base nas normas publicadas, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade de Tecnologia (Inmetro) criará o Programa de Avaliação da Conformidade.

A adesão às normas técnicas é voluntária, mas é uma estratégia empresarial recomendada pelo Sebrae. “De aproximadamente 60 mil padarias em atividade no Brasil, mais de 90% são pequenos negócios. Queremos engajar fabricantes de equipamentos e padarias para adotar essas normas por ser um caminho para melhorar a produtividade e a competitividade dessas empresas. Apoiamos o segmento para que demonstre aos consumidores esse diferencial de qualidade”, acrescenta Heloisa.

O lançamento das normas fez parte da programação de um workshop do setor, em São Paulo. O evento, gratuito, incluiu um balanço da parceria entre Abiepan e Sebrae. As instituições trabalham em ações para aumentar a competitividade das empresas de panificação, bem como disseminar entre os pequenos negócios fabricantes as normas publicadas com adequação de segurança.

O Sebrae contribuiu, recentemente, com outras normas para o segmento de panificação. Uma delas amplia a eficiência e conformidade de fornos elétricos, visando à redução de gastos e desperdício de energia, além do aumento de produtividade. Outra norma, a do pão francês, tem o objetivo de melhorar a qualidade do produto no país, a partir da avaliação das características externas, internas e sensoriais do produto, como crosta, aparência, miolo, sabor, cor, textura e pestana, entre outros itens.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE