Na comparação com igual período de 2015, as empresas fabricantes de massas e biscoitos cresceram 5% em faturamento nos quatro primeiros meses deste ano. Os dados da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industriais) e da Nielsen não consideram a inflação do período, de 3,25% no acumulado do IPCA deste ano até abril.
A associação afirma estimar o fechamento de 2016 entre 6% e 7% acima do ano passado - sem contar a inflação. "A alta de faturamento é uma reposição de custos. E só o fato de o volume estar se mantendo já é ótimo, ao se comparar com alguns setores que tiveram quedas maiores."
Em volume, o crescimento estimado é de até 2%. No período, houve queda de 2% nas toneladas produzidas pelo segmento, mesmo com uma elevação do faturamento.
Também ocorreu reajuste nos preços, para repor custos de energia e compensar a variação do dólar que influi no preço do trigo, diz Claudio Zanão, presidente da entidade.
A maioria das empresas do setor, no entanto, ainda não se sente segura para fazer grandes aportes neste ano. "Isso também acontece porque os investimentos de 2016 foram planejados no ano passado, já em um cenário de crise econômica."
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