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Setores sobre rodas se expandem e vão muito além de 'food trucks'
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Setores sobre rodas se expandem e vão muito além de 'food trucks'
Crescem os tipos de negócio que utilizam VUCs. Muito além do modismo, empreendedores apostam na mobilidade, proximidade com o cliente e redução de risco na escolha do ponto
por Wágner Oliveira (DCI)
16/06/2016

'Food trucks', padarias, barbearias, esmalterias, 'pet shops', adegas, estúdios de tatuagens, 'showrooms' e até repartições públicas. Sobre rodas, empreendedores e prestadores de serviços criam novas formas de aproximação com o público-alvo.

É o caso do Fashion Hey Pretty, um vistoso salão de maquiagem montado sobre um Veículo Urbano de Carga (VUC) da Iveco. Pink por fora e por dentro, o veículo chama a atenção.

Idealizado pelos empreendedores Victória Romano, 22 anos, e Jonas Muniz, 23, o objetivo é prestar serviço em festas, feiras e eventos. Alunos do curso de moda da FAAP, os jovens empresários consultaram oito companhias antes de bater o martelo. Avaliaram custos, acabamento e sofisticação do projeto, que precisa reproduzir um ambiente de confiança para seduzir o cliente no exigente mercado de beleza e moda.

Equipado com penteadeira, cadeira e prateleiras de exposição, o Fashion Truck Hey Pretty, além de oferecer serviços, vende produtos como maquiagens, cremes, batons, pigmentos, sombra e rímel, hidratantes, entre outros diversos itens. Os preços variam de R$ 32 a R$ 75. Victória diz que o veículo atende à demanda por agilidade. "Por sermos ágeis e diferentes, temos a oportunidade de fidelizar o cliente", afirma.

Pão perto e quentinho

O senso de oportunidade foi um dos fatores levados em conta pelos cinco sócios da Sagrado Boulangerie, padaria móvel montada sobre um VUC para atender moradores de condomínios horizontais de luxo na Grande São Paulo.

Também moradores de condomínios, os sócios perceberam o incômodo com o tempo perdido no deslocamento a padarias distantes em Alphaville, Barueri e Raposo Tavares. Por isso, o segredo da Sagrado Boulangerie é fisgar quem não dispensa um pão quente pela manhã.

Para se aproximar do público-alvo, a padaria móvel faz a divulgação dos produtos por meio da administração dos condomínios e redes sociais. Contando ainda com dois trailers, a empresa estabeleceu uma base operacional em Santana de Parnaíba para ter um suporte na logística.

Uma das sócias, Thais Cerdeira diz que 2016 ainda é um ano de aprendizado e experimentação. Mas está confiante na sustentabilidade do negócio, que inclui produtos com receitas próprias e atendimento planejado para agradar a um público exigente.

"Além da qualidade dos nossos produtos, também ajudamos nossos clientes a economizar tempo, uma coisa valiosa nos dias atuais", declara."O negócio sobre rodas tem essa agilidade, mas é preciso passar muita confiança ao cliente para que ele acredite na proposta."

A empresária crê no retorno do investimento em dois anos e meio. Após a fase de desenvolvimento, o objetivo é expandir o negócio para outros condomínios da Grande São Paulo e de outros Estados pelo modelo de franquia.

Pasta boa e barata

Fisgar o cliente que busca uma refeição rápida no fim do expediente também é o propósito da Esquina Pasta Gourmet, outra solução sobre rodas. O foco está em oferecer massas a preços acessíveis para públicos de diversos perfis.

O projeto da Esquina Pasta Gourmet inclui uma van com sete metros quadrados de área útil, onde está instalada uma verdadeira cozinha industrial. A qualidade do equipamento é um dos fatores que contribuem para sofisticar os produtos.

Com uma equipe de três atendentes, o negócio tem capacidade para preparar 12 pratos simultaneamente, garantindo rapidez no atendimento. A decoração foi inspirada em uma cantina italiana para reforçar o marketing.

Showroom e prefeitura

O relacionamento com clientes é um dos fatores do sucesso para marcas como a Mercedes-Benz do Brasil. A empresa criou anos atrás um sofisticado showroom móvel, que expõe produtos e conceitos da montadora de caminhões e carros de luxo em diversos locais do País.

Com uma grande área envidraçada e acabamento interno primoroso, a empresa recebe nesse espaço potenciais clientes. A carreta que transporta o showroom também é estilizada nas cores tradicionais da marca, com o destaque para as cores preto e prata.

Seja em feiras de veículos antigos patrocinados pela marca ou eventos de terceiros, o showroom se tornou espaço tradicional da Mercedes-Benz, que tem a oportunidade de fazer do veículo a extensão de suas instalações físicas.

Pensando em aproximar mais os serviços dos munícipes e diminuir a inadimplência dos contribuintes, a Prefeitura de Guarulhos também espalhou pela cidade da Grande São Paulo repartições públicas sobre rodas. Nela, os moradores podem acessar os serviços disponíveis nas tradicionais repartições fixas. Os gabinetes móveis oferecem diversos serviços, como de água e esgoto, pagamento de impostos e atendimento a reclamações. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o atendimento confere agilidade ao serviço público e ajuda o contribuinte a economizar tempo.

Indústria

O negócio sobre rodas já se tornou um nicho para a indústria automotiva e de customização, tanto a de caminhões quanto a de implementos. Embora com volume considerado ainda pequeno - cerca de 200 novos veículos novos são implementados por ano -, o setor vê no segmento uma tendência de crescimento de vendas.

Esta projeção leva em conta a falta de mobilidade nos grandes centros, além da dificuldade de acessos a lugares mais distantes e remotos. Por isso, o negócio sobre rodas desponta para a indústria como uma opção cada vez mais concreta como suporte ao empreendedorismo. "Já temos as certeza de que os empreendimentos sobre rodas não são um modismo passageiro", reforça o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), Alcides Braga.

O executivo também é sócio-proprietário da TruckVan, empresa que se especializou em soluções sobre rodas para pequenos e médios empreendedores. Focada principalmente neste nicho, a TruckVan estima ter 60% das encomendas no mercado de São Paulo.

Segundo Braga, o Brasil segue os mesmos passos de economias mais desenvolvidas, onde os negócios móveis, principalmente os food trucks, já são uma realidade há décadas. No Brasil, essas soluções devem trilhar uma trajetória de aceleração ao passo que a atual crise econômica for superada.

"Neste ano, já observamos uma pequena retomada das encomendas", afirma Braga. "Esse nicho veio para ficar." Visão idêntica tem a Mercedes-Benz, uma das montadoras líderes na venda de VUCs para negócios ambulantes. "O empreendimento sobre rodas traz a vantagem da agilidade, principalmente em cidades que enfrentam a problemática da mobilidade", diz a gerente de vans da Mercedes-Benz e especializada em empreendedorismo móvel, Ana Paula Teixeira.

Modelos e custos

Ela também aposta no sucesso de veículos de menor volume, destacando o papel que a van Vito vem cobrir. "É um novo conceito que se adapta às dificuldades de acesso a garagens de prédios e shoppings, que limitam o trânsito de veículos com teto mais altos", diz Ana Paula.

Para o gerente de marketing da Iveco, Maurício Correa, a tendência dos food trucks incentiva o empreendedorismo. "A cada dia mais pessoas enxergam o formato como uma opção acessível para negócios muito além da alimentação fora de casa."

De acordo com Braga, o custo de um food truck ou implementação semelhante exige investimento entre R$ 190 mil eR$ 220 mil. A conta inclui o veículo e o projeto. Para projetos que exigem movimentação de maior peso, a preferência dos empreendedores tem sido por marcas como a Iveco, com a linha Dayli, e a Mercedes-Benz, com a família Sprinter. Projetos com implementos de menor peso utilizam veículos da Renaut, Kia e Hyundai.

Segundo o executivo da Anfir e sócio da TruckVan, os veículos mais usados, de forma geral, são chassi-cabine com peso bruto total (PBT) entre 3,5 toneladas e 5 toneladas. Alguns projetos também são montados em veículos baús e vans - até Kombis antigas são aproveitadas em alguns empreendimentos.

 
 
 
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