Vendas e marketing caminham lado a lado, de mãos bem dadas. Então, se você acha que a sua empresa já faz todas as ações de promoção possíveis, é hora de rever esse conceito, montar um bom plano de marketing e aumentar o faturamento!Para ajudar nas contas, se ainda não sabe quanto dedicar ao crescimento da empresa, vale usar a regra do mercado, de investir de 3% a 5% do faturamento anual para ações desse perfil.
Mas, mesmo com pouca verba, é possível desenvolver ações para você começar hoje mesmo a melhorar as vendas da sua empresa.
Confira as 10 dicas que separamos para você:
1) Sugira combos e amplie as vendas: que tal pensar em pacotes de produtos e serviços com mais vantagens aos clientes? Pode ser um desconto ou até um parcelamento diferenciado, para quem contratar mais. Monte ofertas especiais em alguns meses do ano e coloque a sua força de vendas para oferecer. Como exemplo, temos os pacotes de TV + internet + telefone, com vantagens.
2) Manutenção: amplie o seu faturamento anual ao ofertar manutenção aos clientes. Você pode vender o serviço ou produto e oferecer a possibilidade de contratação de acessórios ou um número determinado de atualizações e manutenções por ano, por exemplo. É o mesmo exemplo do que fazem as montadoras de automóveis em sua rede de autopeças. Além de vender carros, garantem o valor das revisões etc.
3) Ações em datas comemorativas: faça campanhas nas datas comemorativas, nas festas de fim de ano ou simplesmente mande um e-mail de feliz aniversário para os seus clientes. Essa é uma forte ferramenta para ser lembrado e, consequentemente, vender mais.
4) Fidelização: ofereça vantagens para quem mais compra o seu serviço ou produto e para quem indica a sua empresa. Pode ser um brinde, desconto ou qualquer outra conveniência especial, como parcelamento diferenciado.
5) Divulgue nas redes sociais: aproveite o poder das redes sociais para ampliar a divulgação da sua empresa. Mas não caia na armadilha de apenas publicar propagandas. Ofereça conteúdos de interesse, com curiosidades sobre o seu mercado, com dados de pesquisa e comportamento etc. E lembre-se de publicar o seu material com frequência e usando a sua logomarca, para ser lembrado e compartilhado.
6) Campanhas de e-mail marketing: aproveite para montar campanhas de e-mail marketing com frequência, para oferecer novas soluções, contar casos de sucesso, mostrar investimentos que foram feitos, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos e promover campanhas.
7) Divulgar a empresa no bairro: apesar do amplo crescimento do marketing digital, o uso de folder e folheto continua válido em muitos momentos. Aproveite para divulgar os seus produtos e serviços na região em que está a sua empresa e nos bairros onde estão os seus clientes em potencial.
8) Participe de grupos de networking de negócios: fale com pessoas, pesquise esses grupos na internet e aproveite para conseguir recomendações e novos clientes para a sua marca.
9) Fale com os clientes: nada melhor do que saber do que realmente precisam, para poder ofertar seus produtos e serviços da melhor forma e na hora certa. Uma pesquisa de satisfação, por exemplo, mesmo que simples, pode indicar os valores percebidos pelos clientes e como melhorar a sua entrega, para aumentar as vendas.
10) Invista no visual: vale a pena cuidar da fachada da empresa, verificar se as embalagens podem ser melhoradas e revisar os materiais de marketing para garantir o uso correto da marca.
|