Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Minimercados têm melhor execução em loja
NOTÍCIAS VOLTAR
Minimercados têm melhor execução em loja
Análise do banco Brasil Plural indica que o formato oferece uma boa experiência de compra e preços competitivos
por Supermercado Moderno
29/04/2016

Os minimercados apresentam uma melhor execução em loja do que outros formatos, segundo análise do banco Brasil Plural. A instituição visitou recentemente sete lojas dos principais formatos do varejo alimentar nas proximidades do bairro do Brooklyn, na capital paulista, e cinco na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. “Ficamos absolutamente impressionados pela execução no Minimercado Extra e no Minuto Pão de Açúcar, que combinaram bom sortimento e operação impecável. OCarrefour Express perdeu alguns pontos devido à falta de algumas de nossas marcas preferidas, mas sempre ofereceu alternativas”, afirma relatório do banco, assinado pelos analistas Guilherme Assis e Felipe Casimiro.

O Brasil Plural analisou, em cada unidade, sortimento, localização, tempo de compra e de espera no checkout e formas de pagamento. Também comparou os preços praticados em 17 itens que costumam estar presentes nos lares brasileiros, de marcas que com alta penetração e distribuição. São produtos que, preferencialmente, não podem faltar nos pontos de vendas.

Segundo os analistas do Brasil Plural, a filial Minuto visitada ofereceu uma “grande experiência de compra”. Um dos pontos que mais impressionou foram os hortifrútis, considerados de alta qualidade e frescos. O preço desses produtos também foi apontado como competitivo, bastante alinhados à média das demais bandeiras visitadas (considerando todos os formatos de lojas).

O preço por quilo da batata, por exemplo, estava saindo por R$ 5 no dia da visita, contra uma média de R$ 5,3. Considerando que se trata de um formato de conveniência, o relatório lança uma dúvida quanto à sustentabilidade dos valores praticados no longo prazo, o que serve não apenas para o Minuto, como também para as demais marcas de lojas proximidade visitadas.

Minimercado Extra também causou boa impressão devido à organização. O que não agradou foi o tempo de espera na fila e a ruptura em dois itens dos 17 da lista de compras – no Minuto faltou apenas um. Já no Carrefour Express não foram encontrados quatro produtos, substituídos por marcas mais baratas. “Achamos a loja muito mais parecida com o Minimercado Extra do que imaginávamos inicialmente”, aponta o estudo.

Desempenho dos outros formatos

O cash & carry foi considerado, na análise do Brasil Plural, como o formato que oferece a melhor proposta de valor. Em relação às visitas realizadas no ano passado, a boa surpresa coube ao Assaí, que pertence ao GPA. Mais competitiva, a bandeira ofereceu descontos 25% inferiores à média apurada no levantamento, ultrapassando o Atacadão, que faz parte do Grupo Carrefour.

Já os hipermercados “ainda precisam de melhorias”, apontam os analistas do banco. Segundo eles, os preços podem ser considerados altos quando se compara à maior conveniência obtida nos supermercados ou nas lojas de proximidade. “Nossa avaliação é que os esforços de renovação do Extra ainda estão atrasados em relação ao Carrefour”, indica o relatório. Já a campanha promocional agressiva da bandeira, diz o estudo, pode reter consumidores durante a recessão e estimular o crescimento no longo prazo.

Quanto aos supermercados, foram visitados um Pão de Açúcar e um St. Marche. No primeiro, foram encontrados alguns problemas de operação, como prateleiras vazias e caixas pelos corredores. O segundo apresentou falta de alguns itens.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE