Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Brasileiro consome menos salgadinho nos últimos 12 meses
NOTÍCIAS VOLTAR
Brasileiro consome menos salgadinho nos últimos 12 meses
Pesquisa da Mintel também aponta que Itens com apelo saudável e com tamanhos reduzidos são oportunidades para a categoria
por Supermercado Moderno
29/04/2016

Nos últimos 12 meses, 73% dos brasileiros declararam ter consumido menossalgadinhos, considerando o período até novembro de 2015, constatou um levantamento feito pela Mintel.

Embora salgadinhos sejam tipicamente vistos como um alimento indulgente, a pesquisa mostra que quase metade dos brasileiros, 49%, afirma consumir algum tipo de salgadinho saudável, como snacks de baixas calorias, com mais proteínas e sem glúten. O estudo revela que 37% deles consumiram itens integrais, também vistos geralmente como mais saudáveis do que os salgadinhos comuns nos últimos 12 meses.

Fatores como inflação e taxas elevadas de desemprego indicam que, com o objetivo de manter as pessoas consumindo alimentos dessa categoria, as marcas terão que desenvolver novas estratégias. Foi o que revelou também a pesquisa.

As oportunidades dentro deste mercado, então, estão no desenvolvimento de salgadinhos saudáveis, desviando da imagem de não saudável pela qual a categoria é geralmente associada. Por exemplo, 82% dos brasileiros concordam que é melhor evitar comer este item todos os dias.

Outra estratégia descoberta pela consultoria para aumentar as vendas é a diminuição do tamanho dos produtos. Ela pode ser adotada no Brasil em muitas categorias de alimentos já que quase três em cada cinco dos consumidores, 58%, concordam que é melhor comprar menos de sua marca favorita do que mudar para uma opção mais barata.

"Os tamanhos menores podem ajudar a manter a fidelidade do consumidor como uma estratégia para quando a crise econômica terminar”, explica Naira Sato, especialista das categorias de Alimentação e Bebida, da Mintel. Além disso, segundo ela, a adoção de preço fixo que sejam compatíveis com o desembolso diário do consumidor já são utilizadas por outras categorias, como refrigerantes e iogurtes. Porém, ainda são pouco utilizadas em snacks salgados.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE