Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
41% das marcas líderes perderam vendas em 2015
NOTÍCIAS VOLTAR
41% das marcas líderes perderam vendas em 2015
No ano anterior, apenas 22% tinham registrado queda, segundo pesquisa da Nielsen
por Supermercado Moderno
14/04/2016

Pesquisa da Nielsen aponta que 41% das marcas líderes perderam vendas no ano passado, contra 22% de 2014. Apesar da evolução, a maioria (59%) cresceu ou se manteu estável no período.

Segundo Tatiene Vale, analista de mercado do instituto, o recuo se explica pela queda do poder de compra do brasileiro. Isso vem sendo intensificado, entre outros fatores, em função da alta na taxa de desemprego. “Para economizar e evitar endividamento, o brasileiro vem trocando marcas mais caras, mesmo sendo suas preferidas, por outras mais baratas”, afirmou.

O levantamento constatou que, de um total de 44 categorias analisadas, em metade delas aconteceu processo de trade down. Ou seja, cresceu o volume de vendas dos itens mais baratos. As cestas de limpeza e higiene e beleza foram as mais afetadas com 71% e 70% de seus produtos, respectivamente, sendo substituídos. Em, alimentos, a troca aconteceu em 42% e, em bebidas, em 17%. 

Preferência do consumidor

Como o consumidor se tornou menos fiel às marcas, a execução ganha importância. Segundo o estudo da Nielsen, as marcas que realizaram ativações no ponto de vendas conseguiram elevar em 9% o volume comercializado. Como consequência, o market share também sobiu. Quando apenas uma ativação foi feita em loja - seja oferta, ponto extra ou material de merchandising -, a participação de mercado cresceu 25%. O percentual alcançou 38%, quando foram realizadas duas ativações.

Na avaliação de Lucas Bellacosa, analista de mercado da Nielsen, para não perder vendas essas marcas precisam se manter na lembrança dos consumidores. "Fortalecer e estabelecer novos vínculos nesse momento de economia fragilizada é imprescindível”, concluiu.


 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE