Com o avanço do atacarejo, favorecido pela crise econômica, os formatos desuper e hipermercados registraram queda real nas vendas no ano passado, conforme dados do 45º Relatório Anual de SM, pesquisa que analisa o desempenho do varejo alimentar. Os supermercados faturaram R$ 243,2 bilhões em 2015, o que representou recuo de 3,7%, descontada a inflação média, que foi de 9,01%, calculada pelo IPCA. Já os hiper caíram 5,7% real, com receita bruta de R$ 69,1 bilhões.
O brasileiro passou a procurar mais ofertas no ano passado, o que levou consumidores a migrarem para ocash & carry. Na ansiedade de competir com o formato, muitossupermercados tentaram focar emprodutos mais básicos. Com isso, um bom número de lojas do formato perdeu os diferenciais – como conveniência e sortimento de maior valor agregado – e, consequentemente, a competição com os atacarejos.
No caso dos hiper, além de essa concorrência ter se intensificado, o formato já vinha perdendo vendas nos últimos anos. Em 2015, a queda mais acentuada dos bens duráveislevou a mais um ano de dificuldades.
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