O mercado de confeitos e gomas de mascar no Brasil cresceu 15,2% em 2015, atingindo 353,6 mil toneladas. Em 2014, o volume foi de 307 mil no ano anterior. Essa alta, de acordo com a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), ocorreu porque as indústrias seguraram o reajuste de preços, em função do cenário da recessão econômica.
De acordo com dados daEuromonitor International, em 2015, o mercado brasileiro de confeitos e gomas de mascar cresceu 5,8% em receita, para US$ 4,01 bilhões. Como resultado, os fornecedores reduziram margens de lucro e agora se vêem diante de um cenário de custos mais elevados e dificuldades para reajustar preços.
Romualdo Silva, vice-presidente de exportação da Abicab, disse que as matérias-primas subiram em torno de 20% nos últimos 12 meses. Em termos de volume, o mercado brasileiro perdeu para a China, com 1,5 milhão de toneladas, Estados Unidos, com 1,1 milhão de toneladas, Alemanha, com 419,1 mil e Rússia com 373,8 mil. Em receita, é o terceiro mercado, atrás dos EUA, com US$ 14,2 bilhões e China, com US$ 13,5 bilhões.
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