Festivais gastronômicos e compras coletivas têm sido uma estratégia para atrair clientes durante a crise política e econômica. Com essa situação, muitos clientes cortaram gastos e restaurantes estão apostando em eventos para reverter a crise.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em uma pesquisa realizada com 18 mil entrevistados, a Intenção de Consumo das Famílias recuou 29,9% em março, em relação ao mesmo período do ano passado. Já em comparação com o mês anterior, a queda foi de 1,6%.
“É inevitável não falarmos na crise política e econômica. As pessoas retraíram os gastos e uma das primeiras coisas cortadas é o lazer, restaurantes, viagens. O segmento de gastronomia teve uma queda muito grande nos últimos meses. Aliás, desde a Copa do Mundo”, conta o empresário Fernando Reis, organizador do Restaurant Week.
O evento acontece em 15 cidades brasileiras, sendo considerado o maior do país. São oferecidos opções no cardápio com preço promocional durante o festival. Em Ribeirão Preto, o Restaurant Week acontece entre os dias 11 de abril e 1° de maio, oferecendo almoços por R$39,90 e jantar por R$51,90.
De acordo com Reis, o preço e a qualidade dos serviços oferecidos que atraem os clientes. O organizador conta que o movimentos costuma aumentar 35% durante os dias do evento.
Outro lugar que recebe o evento é o Espírito Santo, que possui apoio da Abrasel. De acordo com Wilson Calil, presidente da Abrasel no Espírito Santo, é importante apoiar eventos que geram vantagens para a alimentação fora do lar. “”Nós da Abrasel no Espírito Santo apoiamos todos os eventos que podem alavancar o setor numa situação financeira tão delicada que vivemos. É uma das formas que a Abrasel tem de incentivar as pessoas a frequentarem os restaurantes mesmo sabendo do momento crítico que o país vive”, ressalta Wilson.
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