Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Planejar é preciso, vencer as metas também
NOTÍCIAS VOLTAR
Planejar é preciso, vencer as metas também
Existe uma linha tênue entre metas ousadas e planos mirabolantes
por Roberto Vilela (Administradores)
26/02/2016

Ao iniciar um novo ano é comum vermos as pessoas realizando todo o tipo de promessa. De perder peso a comprar um carro novo, a maioria delas cai por terra ainda nos primeiros dias de janeiro. Em 2016 não será diferente e não se assuste se você perceber esta tendência também nos negócios. Por isso é essencial levar alguns aspectos em conta e não abrir mão do planejamento para cumprir as metas deste novo ano na sua empresa.

O primeiro conselho que dou é que o gestor faça uma criteriosa análise do período que passou. Caso a empresa não tenha atingido os objetivos pretendidos, é preciso avaliar o porquê dessa questão. A situação econômica, o posicionamento da companhia em seu segmento, a preparação da equipe e a tomada de decisões são fatores que influenciam diretamente nos resultados.

É preciso também levar em conta estes mesmos aspectos para planejar as metas do próximo ano. Em meio à crise econômica, as metas de vendas, por exemplo, podem ser trimestrais ou até mensais. Assim, dá para avaliar o andamento e a performance da equipe de forma mais realista e facilitar o planejamento dos próximos passos.

Defina os macroobjetivos da sua empresa. Trace uma meta, mesmo que ousada, que mostre aonde o seu negócio deverá estar após doze meses. Depois, defina ações para que se possa chegar lá. Por exemplo: se você pretende dobrar as vendas, quais atitudes deve tomar? Certifique-se de que sua equipe esteja realmente preparada, motivada e com os profissionais certos.

Existe uma linha tênue entre metas ousadas e planos mirabolantes. Não há nada de errado e é, inclusive, saudável, pensar em objetivos que façam sua equipe crescer e se esforçar. Porém elas não podem ser traçadas sem uma base. Busque a expertise de profissionais que o acompanham há mais tempo e também aposte em uma consultoria para definir o melhor caminho a seguir. Afinal, metas só são metas de fato se exigirem que saiamos da zona de conforto.

Por último, ouça. O mercado, os profissionais, os clientes, os fornecedores. Esteja atendo às informações que chegam até você. Afinal, o sucesso é como uma corrida: com os objetivos traçados e as ferramentas certas, respeitando os limites do corpo e da equipe, é possível alcançar a linha de chegada.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE