Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Fábricas apostam em ovos menores para manter vendas
NOTÍCIAS VOLTAR
Fábricas apostam em ovos menores para manter vendas
Indústria do chocolate se esforça para “fazer mais com menos”
por Ludmila Pizarro e Claudia Duarte (O Tempo)
24/02/2016

Os ovos de chocolate já chegaram aos supermercados e lojas especializadas e trazem um desafio para indústria de chocolates: manter as vendas do ano passado. Em 2015, foram vendidos 80 milhões de ovos, 19,7 mil toneladas de chocolates, quantidade que já foi considerada estável em relação a 2014. Além disso, no período de janeiro a setembro de 2015, último dado disponível, a venda de chocolates caiu 10% no país, segundo informou a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Neste ano, uma das estratégias adotadas pela indústria foi diminuir o tamanho dos ovos para conseguir preços mais atrativos, tendo em vista que o setor deve repassar ao consumidor os aumentos de custo, incluindo a alta do dólar, já que parte do material usado na fabricação é importada. As 11 maiores indústrias do setor prepararam 147 lançamentos para 2016, a maioria em tamanhos menores do que os vendidos em 2015.

Segundo o vice-presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, as fábricas estão fazendo “mais com menos”, investindo em produtividade, diminuindo formas e embalagens, reduzindo o tempo de produção. “Tudo para termos um custo menor e até mesmo reduzindo as margens de lucro para possibilitar vendas”, disse o dirigente.

A dona de casa Vânia Pereira, 39, percebeu a estratégia. “Fiquei interessada em ovos menores, que tinham um preço em torno de R$ 30. Nessa faixa, achei o preço bom”, opinou. Vânia pesquisava preços dos ovos com a filha Marcella de Castro, 8, mas decidiu esperar pelas promoções. “A gente nunca compra um ovo só. Então não vou comprar agora, vou só pesquisar e aguardar a promoção. Às vezes, a gente consegue comprar dois ovos pelo preço de um”, afirmou.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE