O Brasil enfrenta hoje um claro período de retração econômica. No entanto, enquanto muitos setores sofrem, outros lucram. O da franquia é um dos que está aproveitando a tempestade para vender capas de chuva.
O setor de franquias de lojas de alimentação, por exemplo, registrou um crescimento de 8,9% no faturamento em 2015, segundo a pesquisa Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ainda segundo o estudo da ABF, o setor continua sendo um dos mais consolidados no franchising, ocupando o quarto lugar do ranking em receita.
“O ano passado foi bastante promissor para a rede e a ampliação do mix de produtos foi uma de nossas estratégias. A ideia agora é diversificar ainda mais o cardápio, mas sem mudar o nosso posicionamento, que é oferecer pratos capazes de promover uma experiência diferente da costumeira refeição rápida ou fast food. Nosso diferencial continuará sendo o delicioso e tradicional hambúrguer, combinado a temperos únicos e ao toque especial de chefes singulares”, explica Claudia Malaguerra, country manager da H3, rede especializada em hambúrgueres.
A empresa encerrou 2015 com um aumento de 20% em número de unidades, alcançando 17 operações, e um faturamento de R$ 27 milhões de reais. Ainda segundo o balanço, o setor de franquias atingiu o faturamento de R$ 139,593 bilhões, um crescimento de 8,3%.
|