O setor de alimentação fora do lar espera um crescimento de 7,7% neste ano, valor 1,% maior do que em 2015, quanto apresentou uma lata de 6,2%. Os dados são do ìndice de Desempenho Foodservice, produzido mensalmente pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), que passou a ser comandado por Alexandre Guerra, CEo do Giraffas, que assumiu o posto deiscado por Tupa Gomes, presidente da Martin Bower, e que ainda fará parte do conselho do Instituto.
O mercado conta com números superlativos, totalizando o valor estimado de R$ 60 bilhões de faturamente e empregando mais de 220 mil colaboradores. Em termos de pontos de venda são mais de 9600, com projeção para 2016 de 10.700 estabelecimentos, e que atendem hoje, cerca de 80 milhões de consumidores por mês. O segmento vem passando por uma forte evolução com crescimento médio anual acima de 9%, desde 2011.
Sensível a mudanças comportamentais da população, o food service é reconhecido pela agilidade em responder a novas demandas, como revela estudo. Em 2015, apenas dois meses tiveram crescimento acima de dois digitos por conta da crise pela qual o país está passando. Os principais influenciadores para o baixo resultado do consumo e do varejo são: desemprego, que no ano passado atingiu o patamar de 6,9%, a contínua desacelação da massa salarial, o encarecimento e restirção da concessão e o recorde de baixa confiança do consumidor, que chegou a 75,2% mês de dezembro, menor patamar desde 2005.
Os dados do IFB apontam também que o aumento de preços foi de 9,6% enquanto o IPCA total de dezembro foi de 10,67%, já o de Alimentação no domicílio foi de 12,92% e Alimentação fora do lar foi de 10,37%. Segundo projeções trimestrais de vendas dos operadores de restaurantes do IFB para 2016, o Instituto conclui que o ano será um pouco melhor que 2015. A projeção do indicador de venda nominal total para o primeiro trimestre de 2016 (crescimetno sobre o mesmo trimestre do ano anterior) deve atingir o patamar de 7m2%, já no conceito mesmas lojas, a previsão de crescimento será de 2,5% para 2016.
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