Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
Investir no bom atendimento é saída para crise
NOTÍCIAS VOLTAR
Investir no bom atendimento é saída para crise
por Ana Carolina Monari
03/12/2015

Diante do cenário econômico desfavorável, os microempresários de Jaú buscam saídas para melhorar suas finanças. Para alavancar as vendas e atrair novos consumidores, a sugestão é investir no bom atendimento e conceder descontos, desde que não excedam o orçamento da empresa.

Colocar os gastos na ponta do lápis é a primeira coisa a ser feita em cenário de crises. A afirmação é do economista e docente das Faculdades Integradas de Jaú Paulo Fernando do Nascimento Afonso. “Uma loja limpa e precificada e um bom atendimento são os caminhos para sair da crise, além da atenção aos custos. Veja quanto sua loja vende por mês e quais são seus gastos com folha de pagamento, telefone, água e luz para definir em qual campo você pode economizar”, comenta.

A medida mais simples para não ocorrer desarranjos no fluxo de caixa é comprar apenas o que está efetivamente vendendo no estabelecimento – evitando o acúmulo de mercadoria no estoque, uma vez que é possível ocorrerem perdas maiores de dinheiro com produtos vencidos antes da venda.  

Embora a prática de desconto seja uma maneira de atrair novos consumidores, a atividade deve ser feita com cautela. “O preço do pequeno varejo vai estar sempre acima do grande, por isso, é possível que o microempresário dê descontos aos seus clientes, desde que isso não o prejudique”, salienta o economista.

O proprietário do Supermercado Geroma, de Jaú, Geraldo Gilberto Cabrioli, 54 anos, comenta que suas vendas caíram 30% desde o início do ano por causa da crise econômica. Para reverter a situação, ele aposta em ofertas durante a semana e, principalmente, no fim do mês. “São feitas ofertas de carnes bovinas, verduras e frangos. Com isso, conseguimos atrair mais clientes”, salienta. Dependendo da mercadoria os descontos podem chegar de 20% a 25%.

Economia

O gerente do estabelecimento Lorenzini Plásticos, Eron Maximiliano Lorenzini, 40 anos, notou a diminuição das vendas na loja desde 2013. Para sair do impasse provocado pela crise, ele busca negociar seus preços de acordo com o ofertado pela concorrência, ocasionando descontos para o consumidor final. “Fazemos pesquisas de mercado e acabamos abaixando os preços para atender nossos clientes, com isso, encurtamos o lucro”, conclui.

Diminuição de custos e aposta na qualidade do produto são as medidas adotadas pelo comerciante Antônio Valdir Rogério, 49 anos. Na Panificadora e Confeitaria Pão de Mel, ele não consegue oferecer descontos diante do cenário econômico, mas diminuiu o número de funcionários, por exemplo, para conseguir se manter no segmento.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE