Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação
Home Quem Somos Projetos Contato
Indicadores Publicações Técnicas Notícias Eventos
6 regras do empreendedorismo que você não precisa seguir à risca
NOTÍCIAS VOLTAR
6 regras do empreendedorismo que você não precisa seguir à risca
Jim McKelvey, fundador da Square, diz o que aprendeu na prática ao abrir cinco empresas
por Marcela Bourroul (Época Negócios)
21/11/2015

Jim McKelvey é mais conhecido pela Square, startup de meios de pagamento móveis que ele fundou junto com Jack Dorsey, do Twitter. A empresa é hoje avaliada em mais de US$ 5 bilhões. Mas essa não foi sua única iniciativa empreendedora. Ele também começou outras cinco empresas, tendo sucesso em quatro delas. Além de tudo disso, McKelvey é um apaixonado pela arte de fazer vidro soprado - algo que não é lá muito simples.

Ao longo de sua trajetória, ele conseguiu entender que, muitas das regras de ouro do empreendedorismo, não funcionam na prática exatamente do mesmo modo como são anunciadas. Em uma palestra durante o HSM Expomanagement, em São Paulo, ele questionou essas regras e mostrou como as interpreta. Confira:

Empreendedores não procuram oportunidades, resolvem problemas

Foi um problema que deu origem a Square. McKelvey queria vender um de seus trabalhos em vidro para uma senhora e ela só tinha um cartão American Express, que ele não conseguia passar. Ao mesmo tempo, McKelvey diz que sempre pensou em resolver o problema de seu amigo Bob, que ele acreditava ser um ótimo artista, mas morou por muito tempo no banco de trás de seu carro por não ter acesso a crédito.

Empresas bem sucedidas não colocam produtos incríveis no mercado, mas melhoram rápido

Para McKelvey, mais importante do que lançar o produto perfeito é fazê-lo evoluir rapidamente, com os ajustes necessários. “Deixe o mundo reagir ao produto”, diz.

Mais do que inventar, use a tecnologia disponível
O empreendedor diz que considera a invenção como última saída. É preciso assumir que a solução já está lá. Ele usa como exemplo o dia em que presenteou seu pai, de 90 anos, com um iPad. Ele explicou que o aparelho era capaz de fazer qualquer coisa com o aplicativo certo. “Se encontrar qualquer coisa que ele não faça, me diga que criarei outra empresa de um bilhão de dólares”, disse ao pai.

Trabalhar rápido é importante, mas saber o timing certo é mais ainda

A noção de que o mais rápido é sempre melhor não serve sempre no mundo da tecnologia. O Orkut fez sucesso por um tempo, mas foi o Facebook, pegando carona especialmente nos dispositivos móveis, que se tornou a rede social de maior alcance. “Não tem a ver com ser o mais rápido, tem a ver com ter o timing.”

Conheça grandes líderes, mas questione-os

McKelvey não esconde que é fã de Jack Welch. Mas ele afirma que o “maior gestor do século” não tem a solução para os problemas de todas as empresas. Tudo que um guru ou alguém bem sucedido aprende, é aprendido no contexto de uma época específica, de uma determinada empresa. E  às vezes, nem os melhores possuem as respostas. Além disso, o empreendedor também ressalta que na trajetória dos empreendedores a sorte tem seu devido papel. 

A perseverança é maior que a ousadia

Quando você abre uma empresa, muitas vezes é movido pelo sentimento de medo do desconhecido. Você vai em frente porque acredita que aquilo precisa ser feito. E conforme você segue em frente, vai vendo um novo caminho se descortinando e sabe que, se parar, nunca vai conseguir enxergar além.

 
 
 
CLIPPING DAPANIFICAÇÃO
BRASILEIRA
Acompanhe semanalmente o compilado de notícias sobre o setor de panificação e confeitaria
NEWSLETTER PANIFICAÇÃO EM REDE
Acompanhe as últimas novidades do convênio ABIP/ITPC/SEBRAE
 
 
CONTATO
ESCRITÓRIO CENTRAL BELO HORIZONTE
Rua Espírito santo, 1204 - 10º andar - centro 30160-031 - Belo Horizonte/MG
(31) 9 9269-0370
propan@propan.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
 ASSINE