Neste ano, os consumidores brasileiros estão pouco estimulados a realizar compras. Os motivos são a falta de dinheiro e os preços altos. É o que revela a pesquisa Pulso Brasil, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Os consumidores optam pela compra de produtos mais baratos, como artigos de telefonia e eletroportáteis e compram menos eletroeletrônicos, como televisores e home theaters. Na percepção de 43% dos entrevistados, as condições financeiras estão piores ou muito piores agora. Em 2014, esse percentual era 12%.
No primeiro semestre deste ano, 70% dos entrevistados disseram não ter adquirido itens como geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, telefones, eletroeletrônicos, eletroportáteis, computadores, impressoras, notebooks, tablets, câmeras fotográficas digitais, videogames ou filmadoras.
Para 32%, a falta de dinheiro foi o principal motivo para não comprar tais produtos e, para 28%, foram os preços muito altos. Apenas 16% afirmaram ter conseguido adquirir tudo o que queriam. A pesquisa indica também que 77% não pretendem comprar nenhum desses itens em breve.
|