Segundo a última análise Tendências Bimestrais da Nielsen, as marcas líderes começam a perder espaço para marcas menores. Os dados são referentes ao período de fevereiro a abril de 2015. Das 127 marcas líderes, 29% tiveram queda no volume de vendas. “A queda na distribuição e aumentos de preço impactaram negativamente a performance dessas marcas”, explica Sabrina Balhes, executiva de atendimento da Nielsen.
Mesmo com cenário negativo, 40% das marcas líderes conseguiram crescer com estratégias em distribuição, ofertas e novos produtos (sabores e variantes). “O momento é de muito desafio e, por isso, promover ações assertivas é um excelente caminho”, afirma Sabrina.
A pesquisa também mostra que mais de 132 categorias de produtos entre Bebidas (Alcoólicas e Não Alcoólicas), Alimentos Perecíveis, Limpeza, Higiene e Beleza, apresentaram uma desaceleração de abril de 2014 a abril de 2015. Além disso, mais da metade das marcas tiveram queda de 3% ou mais nas vendas em volume. Confiança do consumidor
De acordo com estudo global da Nielsen “Confiança do Consumidor – preocupações e intenções de gastos ao redor do mundo”, conduzido no primeiro trimestre de 2015, o País está em recessão para 85% dos brasileiros, sendo que em 2014 esse número era de 55% no mesmo período. A inflação é um dos principais contribuintes para essa percepção.
|