A redução de custos e a manutenção dos preços para o consumidor sem o comprometimento da qualidade do serviço é o grande desafio dos empresários do segmento da alimentação fora do lar. No momento em que recursos como água, energia elétrica e matéria-prima estão pesando mais na planilha das empresas, e que o cliente está enxugando despesas, a solução é reinventar o negócio.
“O Brasil tem uma gastronomia variada e rica, por isso, é de extrema importância fomentar a inovação e a competitividade dos negócios de alimentação fora do lar, que correspondem a mais de 90% do total de empresas do segmento”, afirma Karen Sitta Fortini, coordenadora de Alimentação Fora do Lar do Sebrae Nacional.
“Precisamos ser mais criativos. Temos usado ingredientes de época, feito cotação diária dos produtos que compramos e adotado a política do desperdício zero”, afirma o chef de cozinha Marcos Livi, formado pela Escola Superior de Hotelaria Castelli e como cozinheiro chef internacional pelo Senac, e proprietário de quatro empreendimentos na capital paulista.
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