O ano de 2015 trouxe muitas dificuldades para o cenário econômico brasileiro. Com a temida “crise”, pessoas físicas e jurídicas passaram a conviver diariamente com desafios que exigem uma gestão financeira rigorosa.
Conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejamento, análise e controle das finanças, a gestão financeira visa melhorar resultados e aumentar o valor de um patrimônio através da geração de lucro líquido, proveniente das atividades operacionais.
Gerir um capital pode ajudar nas decisões de investimento e captação de recursos, além de otimizar o planejamento em relação a empréstimos, fluxo de caixa e implantação de metas.
“É muito importante utilizar de forma planejada os recursos financeiros, seja para investimentos ou movimentação diária. Pessoas físicas ou jurídicas devem saber controlar suas finanças e analisar suas aplicações, para ter controle sobre o crédito e o débito”, alerta o administrador financeiro Charlyton de Vasconcelos Lúcio, professor do curso de Gestão Financeira da Faculdade Pitágoras de Maceió.
|