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Sugestões para tornar o seu mix especial
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Sugestões para tornar o seu mix especial
por Márcio Rodrigues & Associados
02/09/2024

Nenhum cliente gosta de loja vazia, ou que tenha sempre os mesmos produtos, não é? Todos nós gostamos de novidades e em uma padaria este é um fator que pode ser um diferencial de mercado. Trabalhar bem o mix pode fazer com que um negócio se destaque em relação à concorrência, mas deve ser algo feito de maneira estratégica e bem elaborada. E nessa definição do mix de produtos vale levar em conta o perfil de seu negócio, o poder aquisitivo dos clientes ou sua localização, por exemplo.

As lojas do varejo, hoje em dia, devem ser concebidas e direcionadas comercialmente para segmentos específicos do mercado, onde os consumidores possuam características comuns. Desta forma, as empresas têm como concentrar forças para realizar um bom trabalho, gerando maiores possibilidades de atender a uma carência ou desejo de uma faixa da população.

Na hora de escolher o mix, portanto, é necessário ter uma diretriz fundamentada no perfil da empresa, de maneira que el seja a primeira a ser lembrada quando o cliente precisar daquele produto específico.

Ainda que a loja seja especializada em algo, o fundamental é que dentro dela haja a maior variedade possível de produtos e marcas, para que seja considerada pelo cliente a mais completa. Assim, quando o consumidor precisar de um determinado produto, não hesitará em ir ao seu negócio, por saber que lá encontrará várias opções de um determinado produto.

Lançar novos produtos é fundamental

Pois é, o mix da padaria deve ser revigorado sempre. E o lançamento de novos produtos deve ser muito bem estruturado; envolvendo a equipe, desde a produção até a área de venda, para que o produto seja realmente incorporado ao mix da empresa.

O ideal é que, trimestralmente, o mix de produtos de uma empresa seja renovado em 10%, ou seja, devem-se retirar os 10% de produtos menos vendidos e colocar a mesma quantidade, de preferência nos mesmos setores, de produtos novos. Assim, o cliente tem a sensação de que a empresa sempre oferece novidades e a mão de obra não fica sobrecarregada, muito menos, ociosa.

Para incrementar seu mix, você pode seguir as seguintes diretrizes:

  1. Definir produtos a serem lançados;
  2. Definir datas para lançamentos dos produtos (não é aconselhável o lançamento de muitos produtos de uma só vez, pois os clientes e funcionários podem não absorver todos, prejudicando o potencial dos mesmos);
  3. Fazer testes em produção para definição da apresentação e do padrão de qualidade dos produtos;
  4. Apresentar os produtos para a equipe de vendas/loja, contextualizando-os e apresentando suas principais características e ingredientes;
  5. Providenciar cadastro de preço e identificação dos produtos;
  6. Lançar os produtos;
  7. Fazer promoção dos produtos, com degustação assistida;
  8. Acompanhar as vendas e manter os produtos de maior rentabilidade e aceitação de público.

Vale até categorizar o mix

Para facilitar o processo de escolha dos produtos a comporem o mix, uma sugestão é agrupá-los em categorias diferentes, que atendam a segmentos da população, cujos gostos, necessidades e desejos são distintos entre si. Veja algumas sugestões:

•      Produtos Tradicionais - produtos já conhecidos do público (pão francês, pão doce, etc.), cujos preços estão sempre gravados na mente dele.

•      Produtos Econômicos – itens similares aos tradicionais, mas fabricados com ingredientes mais simples. Têm preços mais acessíveis.

•      Produtos Sofisticados - produtos trabalhados de forma artesanal, com recheios variados e detalhes de modelagem. São adquiridos por uma fatia seleta da população.

•      Produtos para Saúde e Regime - artigos especiais voltados para pessoas que se preocupam com a saúde e o corpo, não significando que sejam somente produtos dietéticos.

•      Produtos Práticos - produtos já embalados, que facilitam a vida de quem tem pressa. Proporcionam agilidade para o cliente.

Gostou dessas ideias? Então use-as para tornar o seu mix de produtos o mais estratégico possível, capaz de atender aos seus clientes em suas principais necessidades. Assim ele vai voltar sempre!

 
 
 
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