Estudo realizado pela NielsenIQ (em mais de um milhão de pontos de venda no varejo brasileiro) mostra um crescimento no atacarejo de 9% no número de lojas e de 15,1% em faturamento, o que mostra a penetração cada vez maior deste tipo de negócio. Paralelamente, hipermercados e supermercados, juntos, tiveram alta de 0,3% em unidades e 5,3% em faturamento.
Juntos, modelos como hipermercados, supermercados, atacarejos, cadeias de farmácias e e-commerce compõe o chamado varejo moderno, conjunto que, ainda de acordo com a NielsenIQ encerrou 2023 com uma elevação de 4,7% em unidades e 10,1% em vendas.
O mês de dezembro de 2023 contribuiu positivamente para o fechamento do ano. O Natal cresceu 20% em faturamento sobre 2023 e 18,9% em unidades. Essas taxas foram superiores às da Black Friday, com avanço de 10,2% e 10,9%. Destaque para o e-commerce, que avançou 29,4%.
Especificamente, o estudo indica os seguintes números para alguns segmentos:
Modelo
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Faturamento
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Unidades
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Farmácias
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12,2%
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4,1%
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E-commerce
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11%
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Grandes Supermercados
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8,9%
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4,2%
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Pequenos Supermercados
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5,2%
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- 1,4%
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Hipermercados
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0,6%
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- 4,3%
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Mesmas lojas
Considerando apenas o conceito de “Mesmas Lojas”, o estudo mostra mais alguns dados interessantes, como o aumento de 0,9% em unidades e 4,9% em faturamento no autosserviço de supermercados e hipermercados (analisados juntos).
Já no modelo “Cash & Carry”, viu-se um recuo de 3,9% no número de unidades e um ligeiro crescimento de 0,9% em faturamento.
Lojas com mais de um ano de funcionamento
Examinando as lojas com mais de um ano de funcionamento, tem-se as seguintes performances:
Modelo
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Crescimento em valor
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Crescimento em unidades
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Grandes Supermercados
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6,2%
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1,6%
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Hipermercados
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3,9%
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-0,9%
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Pequenas Lojas
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2,9%
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- 2,2%
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