A pesquisa “cliente oculto”, chamada também de “cliente fantasma” é uma das melhores formas de avaliar a qualidade do atendimento prestado dentro da sua loja. Uma pessoa contratada, desconhecida pelos funcionários da empresa, se faz passar por cliente e testa a eficiência, a paciência, a cordialidade e qualquer outro atributo que você achar interessante sobre seu atendimento. Os resultados podem ser surpreendentes!
Dizem por aí que o olho do dono é que faz tudo funcionar! Estando certo ou errado esse pensamento, o fato é que uma empresa deve funcionar bem a qualquer momento, estando ou não o dono presente. A prática do “cliente oculto” é uma dessas estratégias utilizadas para que uma empresa saiba como seus atendentes estão desempenhando suas funções.
Manter um negócio em funcionamento é algo complexo. São muitos setores diferentes que precisam funcionar de forma coordenada para que tudo aconteça corretamente. Até o produto chegar à mesa de um cliente ele passa por diversos processos internos na produção e mesmo na área de vendas e alguma falha neste caminho pode afetar toda a relação com o consumidor.
Monitorar esse fluxo exige bastante da coordenação da padaria. Muitas vezes as percepções da direção podem ser diferentes daquilo que os consumidores encontram na prática. A melhor forma de entender esse ponto de vista do cliente é enxergando através dos olhos deles, circulando pela loja e encontrando falhas operacionais. Essa é a função do cliente oculto!
Como a ação acontece
Com o cliente oculto as empresas conseguem acompanhar seu funcionamento real e fazer uma avaliação com mais detalhes e informações. Em um dia qualquer, uma pessoa se passa por um cliente comum, vai à padaria, pergunta sobre os produtos e serviços, compra alguma coisa para levar consigo e/ou consome algo na própria padaria.
O cliente oculto geralmente é um profissional contratado de uma empresa de pesquisa de mercado ou mesmo uma agência especializada. Cabe a ele observar as atividades com o olhar atento e de forma discreta, agindo mesmo como um cliente comum. De acordo com a demanda, esta pessoa pode analisar a loja de forma geral ou ter um direcionamento específico, acompanhar o atendimento em uma área, por exemplo, desde a forma como é abordado até a maneira que o profissional exerce suas atividades.
Depois que sai do local, o cliente oculto elabora um relatório descrevendo sua experiência de compra, que é repassado à padaria, servindo de orientação para elaboração de um plano de ação de melhoria, com intuito de atender às expectativas do cliente da melhor forma possível.
Empresas menores, ou com orçamento mais apertado optam por contratar um freelancer que possa atuar como cliente oculto. O importante é que esta pessoa seja totalmente desconhecido dos funcionários da padaria, para que possa realizar seu trabalho com a devida discrição.
Buscar a satisfação do cliente
Os resultados da avaliação do cliente oculto certamente vão mostrar as carências do pessoal de atendimento e da área de loja como um todo. Se houve alguma abordagem dos atendentes e como ele ocorreu, se foram educados, prestativos, se conheciam os produtos e serviços que vendiam, se a loja estava limpa, se não faltavam produtos nas prateleiras, se o atendimento foi rápido, se houve fila no caixa, se a qualidade dos produtos estava boa...
Enfim, há uma infinidade de indicadores que podem ser levantados numa atividade como essa e que podem ser importantes para que as falhas encontradas sejam corrigidas e mesmo na criação de um plano de ação que ajude a melhorar a rotina do atendimento ao cliente.
Vale criar uma orientação interna direcionada à satisfação dos consumidores, é algo de grande impacto positivo para o negócio. Clientes com as suas necessidades atendidas têm maior possibilidade de se tornarem fieis, uma vez que o atendimento das suas expectativas se torna o padrão. Isso promove o encantamento do consumidor, já que os produtos, serviços e atendimento podem revelar-se a solução para necessidades até então desconhecidas para ele. Benefícios que geram o aumento das vendas, das receitas e da lucratividade.
Mas para atingir esse objetivo, e dar ao cliente tudo o que ele deseja, é preciso criar uma equipe que tenha a satisfação do cliente como principal finalidade. A equipe precisa ser orientada corretamente para desenvolver essa habilidade com sucesso.
Concentrar esforços na satisfação do cliente significa olhar para uma série de fatores dentro da empresa que são importantes para quem adquire seus produtos, procurando desenvolver e melhorar os aspectos visando seu contentamento em relação à padaria.
Gerenciar políticas de atendimento com base nas necessidades dos clientes resulta na criação de uma vantagem competitiva duradoura em relação à concorrência. Esse adicional será fundamental para a sobrevivência e o estabelecimento de condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento do empreendimento. Mas tudo começa com entender o que o cliente quer e como a empresa pode atendê-lo, daí a importância de pesquisar sempre como o atendimento acontece hoje e como ele pode melhorar!
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