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O prazer na comida! Oito destaques sobre a indulgência no consumo de panificados
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O prazer na comida! Oito destaques sobre a indulgência no consumo de panificados
por Márcio Rodrigues & Associados
04/12/2023

Eu mereço! Com essa expressão se costuma justificar aquele dia em que se costuma deixar as cobranças de lado e se permitir algum excesso na dieta. É a chamada indulgência. De acordo com o Dicionário Caldas Aulete, indulgência significa a “disposição para perdoar culpas ou erros; complacência; tolerância; benevolência; clemência".

E é nesse sentido de “um pequeno deslize tolerável” que várias empresas de alimentação vêm explorando o consumo por indulgência como estratégia comercial. Ele é bastante utilizado para indicar o prazer das refeições, aqueles momentos onde o consumidor reage muito mais devido a ques­tões emocionais e sentimentais do que à razão.

É possível enxergar o prazer na alimentação numa pizza quentinha saindo do forno, numa torta de chocolate recheada com morangos na sobremesa do almoço em família, num bolo de cenoura repleto de cobertura de chocolate. Ou mesmo naquele pão de queijo dividido com os amigos, ou num pão com mortadela e refrigerante que desperta lembranças da infância. Satisfa­ção e sensação de bem estar tão grandes que são capazes de fazer qualquer um ignorar com­pletamente o valor calórico de um alimento ou quaisquer outras razões particulares apenas para curtir aquele momento específico.

Se somos o que comemos, somos também o que sentimos e a alimentação está ligada à história de vida de cada um, os hábitos de onde veio, as pessoas com quem conviveu e o momento onde os momentos ocorreram. É comum escutarmos que a comida da mãe sempre é muito boa, por exemplo; isso está vinculado a momentos especiais ou carinho.

A padaria é a extensão da casa

A panificação é um setor que trabalha muito bem esta vertente. Padarias acompanham os consu­midores ao longo de sua vida, possuem muitos pro­dutos ligados a momentos especiais e oferecem espaços de convivência e soluções capazes de tornar memorável qualquer refeição.

Um fator favorável pela indulgência nas pada­rias é o alto índice de repetição de compra. Os consumidores frequentam o ponto de venda em média 14 vezes no intervalo de um mês, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Con­feitaria (ITPC). Tal hábito de consumo está ligado ao prazer por fazer parte de diferentes momentos felizes da vida das pessoas desde sua infância, gerando um sentimento positivo de pertencimento. A emoção tem reflexo na forma como interagem e compram no ponto de venda, já que apresentam uma relação diferen­ciada com o local e seus produtos.

A variedade de itens das panificadoras também é outro destaque. Com um mix tão variado e amplo, algum produto será atrativo para o con­sumidor, atendendo à sua necessidade pessoal.

Por isso, o desenvolvimento do consumo na panificadora visando as possibilidades de indulgência passa por criar um ambiente harmonioso através de todos os estímulos possíveis. Dessa forma, a experiência se torna algo além do sabor, elevando as possibilidades de tornar aquele momento único e especial e conquistar o consumidor gerando maior confiança sobre a empresa e fidelização.

Oito pontos importantes para que o consumo por indulgência alcance os clientes

1- Qualidade dos produtos

Produto ruim não vende! O produto é a marca principal da empresa, aquilo que servirá de referência para o consumidor desejar frequentar a padaria. Não adianta ter todo um ambiente favorável que flua para um momento de consumo espetacular se os itens não acompanham a qualidade necessária. Eles devem ser o grande carro-chefe do negócio. E devem ser bons! Com boas matérias-primas, processos bem executados, aparência final que conquiste pela imagem, além do aroma e sabor, claro.

2- Produtos sempre frescos nas prateleiras

Uma loja com problemas de abastecimento passa uma percepção de abandono, de que tudo ali é velho. Isso não é nada atraente para o consumidor, não passa a credibilidade necessária para que ele deseje passar seu tempo ali degustando os produtos.

Mantenha a loja sempre cheia com produtos saindo frequentemente do setor de produção, isso sim traz a percepção de movimento, que tudo é novo, fresquinho, o que gera um desejo no consumidor.

3- Instalações que transmitam segurança, aconchego e organização

O ambiente da empresa diz muito para o consumidor. Um local mal conservado faz com que ele não se sinta seguro sobre a qualidade dos produtos, impactando diretamente na loja. A experiência de consumo visando indulgência passa por criar um ambiente agradável e acolhedor para que o cliente sinta-se confortável em passar o máximo de tempo possível no ponto de venda.

4- Abordagem e atendimento especial

Um atendimento cordial, educado, encantador, faz toda a diferença. A forma de interagir com os consumidores pode fazer com que se sintam especiais, transformando o consumo de um simples lanche em algo muito mais agradável.

Mesmo que a qualidade do serviço oferecido tenha pontos que deixem a desejar, um bom atendi­mento pode compensar, garantindo o interesse do público. Esse aspecto se mostra fundamental para otimizar as possibilidades de indulgência dentro do negócio.

5- Experiência de consumo direcionada para o prazer

A experiência de consumo tem que estar ligada ao prazer para levar à repetição de compra. A junção de vários atributos irá transformar a padaria num sucesso. E é possível fazer isso com pouco ou muito dinheiro. A questão envolve muito a habilidade e sensibilidade para tornar a loja desejável para seu público.

6- Atenção aos aspectos regionais

Os produtos indulgentes têm forte carga de regionalismo, já que passam pelo desenvolvimento do hábito de consumo. Nas padarias da região Sul do Brasil, por exemplo, as tortas frias têm grande impacto na indulgência, diferentemente de outras iguarias regionais. O Nordeste tem a tapioca, o cus­cuz. No Centro-Oeste há a chipa. Produtos que o público de outras regiões não verá o mesmo apelo. Por isso é tão complexo segmentar os produtos de indulgência como uma categoria específica. As pessoas crescem com uma formação diferente e a percepção daquilo que é prazeroso também tem grandes variedades.

O mix de produtos das padarias brasileiras é muito diferente entre si. A panificadora constrói essa variedade de acordo com o perfil do público e do local onde está inserida, usando sempre ingre­dientes ligados à região. Alguns itens podem ter uma adaptação de consumo, como o próprio pão que se espalhou pelo mundo e, mais recentemente, o pão de queijo no Brasil.

7- Saudabilidade

Indulgência está ligada ao prazer e saudabilidade tem a ver com saúde e qualidade de vida. O cresci­mento dos pães funcionais, por exemplo, aconteceu evoluindo e seguindo também o caminho da indulgência. As empresas procuraram valorizar os produtos adicionando mais sabor, buscando fazer com que seu consumo não se torne um sacrifício para o consumidor.

Produtos funcionais ainda se mantêm fazendo bem, adicio­nando seus benefícios para saúde, mas agora são mais interessantes de serem consumidos. Foi ne­cessário esse processo porque o ser humano não compra guiado somente pela razão.

8- Ofereça novidades que estimulem o consumo por indulgência

Tudo aquilo que gera comodidade, facilidade, prazer tem uma tendência muito forte a se fixar no hábito das pessoas. Na área de alimentação é preciso atrelar esses aspectos também ao prazer. As pessoas vão mudando sua necessidade à medida que incorporam novas vivências e experiências - aquelas mais prazerosas tendem a ser repetidas, passando a fazer parte da vida. Tal aspecto agrega mais um desafio para as organizações, de estarem continuamente preparadas para suprir as demandas vindas do desejo de felicidade momentânea.

O cliente que repete muito a compra no ponto de venda também gosta de novidades. Um caminho para mantê-lo sempre interessado e ativo é apresentar sempre novidades no mix. Essa estratégia traz vantagens como permitir a descoberta de novos sabores e criar um diferencial, que possa significar o prazer na alimentação e ser um novo campeão de vendas.

Novos serviços ligados ao foodservice como pizzaria, comida oriental e muitos outros vêm crescendo nas padarias nos últimos anos. Porém, além de agregar serviços para valorizar a experiência do con­sumidor, as empresas devem se atentar e se organizar para que estes produtos e serviços criados com foco na indulgência consigam compor uma margem de contribuição própria, contribuindo com o resultado final. Essa melhor estruturação pode tornar as empresas do segmento autossustentáveis e ainda oferecer uma possibilidade de adquirirem um ar ainda mais especial para seus clientes.

Quem come pão integral também pode curtir um bolo de chocolate! Se você oferecer cada um no momento certo, terá o cliente sempre perto! Não deixe essa chance escapar! Você também merece!

 
 
 
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