Atualmente, as padarias e confeitarias se caracterizam cada vez mais por serem espaços de convivência e de proximidade. Isso porque comercializam produtos que fazem parte do dia a dia do brasileiro, de consumo diário, como o pão francês.
Contudo, os novos comportamentos do consumidor fizeram e fazem com que cada vez mais novos serviços sejam incorporados ao negócio padaria. Um desses modelos de atuação são as cafeterias. O consumo de café em várias modalidades de elaboração, tipos diferentes de blends podem fazer de uma cafeteria um ambiente diferenciado, configurando um ambiente aconchegante e moderno.
Tem se tornado bastante comum o interesse de consumidores por locais para encontros familiares, que ofereçam um mix de produtos com qualidade superior; podendo inclusive encontrar nesse ambiente desde a satisfação de uma refeição saudável e rápida até a possibilidade de encontrar com amigos, trocar ideias, intermediar negócios, acessar a internet, adquirir presentes num ambiente e acolhedor.
Como o pão, o café é outro produto presente no cotidiano brasileiro e vem sendo mais bem explorado, visto a possibilidade de se oferecer produtos como drinks a base de café, versões geladas, misturadas com licores, entre outras versões. Além dos acompanhamentos que a bebida pede, como lanches, bolos, tortas, salgados... Uma cafeteria dentro do espaço de padaria, portanto, pode ser um ambiente que remeta ao prazer e satisfação.
Oportunidade com cafeterias
Se por um lado a administradora da Starbucks no Brasil pediu recuperação judicial, por outro há várias outras empresas nacionais deste segmento que pretendem se aproveitar do momento para expandir seus negócios. E as padarias são também um tipo de negócio que pode explorar esse nicho. Várias já fazem isso, se não é o seu caso, veja como é possível incorporar os cafés especiais no seu espaço de venda.
É importante começar com uma pesquisa de mercado, para verificar a possibilidade de sucesso deste modelo e mesmo verificar o formato possível, o tamanho do espaço dentro da sua área de vendas. Cabe verificar se a cafeteria estaria integrada ao restante da loja ou se seria uma área à parte, por exemplo. E ainda em relação ao mix de produtos, vale a pena tanto verificar possíveis concorrentes ou empresas do ramo já estabelecidas, a forma com que eles trabalham o serviço de cafés especiais e como o cliente veria mais esse serviço no seu negócio.
Atenção à organização
Quanto à organização da área de cafeteria, dê atenção ao ambiente, com uma decoração que remeta ao café e ao aconchego e tranquilidade, para que os clientes possam se desligar da correria e aproveitar a estada no local. O salão deve ter mesas e balcão, área para instalar máquinas de café e expositores dos produtos prontos, além de bancadas para finalização ou preparação dos lanches.
Se possível vale muito instalar banheiros para os clientes, separados por sexo. E ainda área para armazenamento de matérias-primas, devidamente identificadas e acondicionadas, além de local específico de entrada e saída de materiais e lixo.
Serviços adicionais agregam valor à cafeteria
Podem ser oferecidos serviços adicionais como acesso à internet por rede wi fi, jornais e revistas e climatização do ambiente. Disponibilize também um cardápio com as opções de produtos oferecidos e até mesmo sugestões de combinação ou a composição de drinks e cafés especiais.
E não se esqueça da equipe
Na criação do espaço de cafés especiais dentro da padaria, tenha um cuidado espacial com o pessoal designado para trabalhar ali. Além dos profissionais especialistas em café, a equipe de atendentes também deve ter conhecimento do produto e de suas possibilidades, detalhes da elaboração, sendo capazes de sugerir e orientar um consumidor mais indeciso ou que não conheça as possibilidades do café.
Capacitação então é fundamental. Até mesmo do proprietário e das pessoas que lidam com o administrativo, para que façam tanto a precificação correta quanto à verificação ao longo dos dias. E mesmo dos colaboradores que estejam em outras áreas da padaria, para que possam indicar a cafeteria como mais um espaço para o cliente.
Isso envolve ainda o cuidado com a manipulação dos alimentos, estando toda a empresa atenta aos requisitos e critérios destinados à segurança dos produtos. Portanto, deve-se buscar o envolvimento de todos os colaboradores, casando o trabalho da cafeteria com os objetivos, missão e filosofia da empresa.
Pode-se buscar ainda parcerias com fornecedores, de forma a manter o mix com a boa qualidade necessária. Este espaço pode ser ainda um local de integração com o bairro ou a cidade, de apresentações culturais, lançamento de livros, pequenos espetáculos. Enfim, a própria cafeteria pode não apenas ficar nos produtos ligados ao café. O próprio conceito do local pode ter um apelo comercial diferente do da padaria tradicional e ampliar a penetração do negócio em nichos de mercado impensáveis inicialmente.
Ficou animado? Então pesquise bem a viabilidade desse serviço para sua empresa, se organize corretamente, faça parcerias se necessário. Vamos tomar um café?
|