Se alguém lhe perguntar, você saberia responder de bate-pronto qual a sua média de resultado, da sua produtividade? Conhece a rotina de trabalho da sua equipe? Enquanto leu estas poucas linhas você soube responder mentalmente a isso?
Conhecer a própria empresa e cuidar dela no dia a dia envolve uma série de desafios. O atendimento ao cliente, a manutenção do quadro de pessoal, a verificação da concorrência, acompanhar o surgimento de inovações e as mudanças de mercado ou nas legislações vigentes. Esses inúmeros fatores podem alterar completamente o que acontece dentro da padaria e demandam a atenção e o controle contínuo por parte do empreendedor.
E como gerenciar o negócio?
Executar todas as ações listadas acima (e muitas outras) significa gerenciar o negocio. Isso envolve planejar o trabalho, executá-lo, verificar se há erros e fazer correções quando necessário. Implica conhecer as ações e/ou causas para atingir as metas propostas. No dia a dia, tais processos permitem entender melhor o funcionamento da organização, eliminar problemas ou encontrar novas soluções e inovações de forma definitiva.
Pois bem. A fim de alcançar algum resultado a partir do gerenciamento é fundamental a análise e quantificação dos processos. Vale demais ter consciência do papel de cada setor, da função profissional ou etapa de produção para a qualidade dos produtos, da qualidade dos produtos e do atendimento aos clientes, além do resultado comercial.
Isso ajuda na compreensão de cada serviço, se eles atendem diretamente uma necessidade dos clientes, os satisfazem indiretamente e ajudam a aumentar o fluxo de clientes, se estão disponíveis a preços competitivos ou têm custos que permitem lucros. Com o mapeamento da situação da empresa, cabe uma análise, identificar os gargalos que possam estar impedindo o seu crescimento e buscar alternativas.
Gerenciando novas rotinas de trabalho
A implantação de uma nova rotina ou a troca de equipamentos também precisa ser bem analisada e planejada. O processo pode envolver o público externo ou interno da empresa e todo processo de mudança pode provocar dificuldades que afetem seu funcionamento. Para tanto, organizar o funcionamento do negócio é um caminho. É preciso envolver todos os afetados pela solução, determinar a execução de tarefas específicas e sua ordenação, prever recursos necessários a cada ação, indicar o responsável e o tempo para a conclusão.
Sem uma definição exata do que fazer e uma meta para alcançar, muitas vezes não há uma conclusão definitiva da questão sem um resultado objetivo para a empresa.
E de maneira que uma solução seja definitiva e não se perca com o tempo, é interessante que se tenha um processo de medição e controle de sua aplicação. Para identificar os resultados é preciso saber o que será esperado em cada estágio de implantação do novo processo e escolher os métodos de avaliação. Avaliar constantemente permite a empresa ter consciência se tudo está funcionando conforme o programado.
Caso o problema persista ou tenha surgido outro, todo o processo de análise e otimização deve recomeçar. Se o obstáculo for eliminado, deve-se passar para outra carência, até que todas sejam resolvidas. Quando isso acontecer, é hora de enfrentar outros desafios e estabelecer novo patamar para a situação desejada. O processo de aperfeiçoamento não para nunca.
Principais pontos de uma gestão estratégica
A gestão estratégica das operações possibilita medir o desempenho e avaliar os resultados, custos, produção, produtividade, oportunidades, ameaças, entre outros aspectos, tornando mais fácil a condução do negócio. Alguns pontos desse processo são:
- Definição da rotina de atividades: para isso vale selecionar uma equipe composta por pessoas que realizem todos os processos da empresa no dia a dia, desde a produção ao contato com cliente para levantamento das rotinas.
- Identificar os processos realizados na empresa:
- Estrutura organizacional, as atribuições de cada área.
- As tarefas executadas.
- Os equipamentos e insumos utilizados.
- O tempo gasto e pessoas envolvidas nas atividades.
- Indicadores de desempenho e ferramentas utilizadas em seu gerenciamento.
- Avaliar as prioridades: a partir dos dados analisados, a empresa pode definir quais as suas prioridades. Use essas cinco perguntas para delimita-las:
1. Qual a gravidade da situação (extremamente grave, muito grave, grave, pouco grave, sem gravidade)?
2. Que efeitos surgirão no longo prazo, caso o problema não seja corrigido?
3. Qual o impacto do problema sobre as coisas, pessoas e resultados?
4. Qual a urgência de se eliminar o problema? – A resposta indicará o tempo disponível para resolvê-lo.
5. Qual o potencial de crescimento do problema? Crescerá, diminuirá ou desaparecerá por si só?
- Realizar as melhorias: tendo os resultados em mãos e a definição dos gargalos, a empresa pode desenvolver um trabalho mais prático para a solução do problema com o levantamento de ações possíveis para suas principais dificuldades e as oportunidades de melhorias dos processos.
- Monitorar: depois da execução de uma iniciativa que tenha como objetivo resolver os problemas da organização é preciso monitorar constantemente as informações para ter ciência se foi possível resolver seus gargalos e/ou se existem demais questões prejudicando a organização.
Lembre-se que essas ações são constantes e requerem atenção diária! Por isso, esteja sempre atento à rotina de operação da empresa, além de buscar aperfeiçoamento constantemente. Com a dinâmica acelerada de mudanças e inovações, a capacitação gerencial deve ser continua! Sucesso!
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