Reclamação comum entre a maioria dos empresários da panificação, a organização das equipes muitas vezes tira o sono dos comandantes das empresas. Outra dificuldade está em liderar esse pessoal. Estar à frente de uma organização pode não ser fácil, mas é atividade inerente do empresário. E para tanto, é preciso estar preparado para lidar com as pessoas, já que, tradicionalmente, na visão dos funcionários, o proprietário da padaria será sempre a referência maior.
E outra das grandes dificuldades citadas por empreendedores da panificação é a de liderar os empregados. Embora realmente não seja fácil, liderar funcionários é tão importante quanto ter clientes.
Gerenciar e ter liderança é atingir resultados através das pessoas, ter habilidade de influenciar pessoas para trabalharem motivadas visando atingir objetivos para o bem comum.
A melhoria da qualidade decorre diretamente da eficácia gerencial, do líder eficaz. Como líderes, a função maior é de conduzir as pessoas para uma direção clara, para uma meta que valha a pena, que seja entendida por todos, que seja realmente boa e que seja realmente alcançável.
A função de administrar as pessoas
Administrar com sucesso as pessoas implica reconhecer três fatos muito importantes:
- Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através dos outros;
- O líder necessita mais de seus subordinados do que eles da chefia;
- O líder é aquele que faz acontecer, e não aquele que faz.
Aceitando esses três pontos básicos, chega-se à conclusão de que a única razão de o líder estar ali é a de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar as pessoas a serem o mais bem sucedidas possível. O sucesso da equipe será a vitória do líder.
Portanto, os julgamentos pelo seu desempenho de gerente ou líder são feitos não sobre o que ele faz, mas sobre o que o seu pessoal faz. A única maneira de conseguir uma pontuação mais alta é o líder aceitar plena responsabilidade pelo sucesso e fracasso de seus subordinados. Também significa que, quanto mais bem sucedido o líder desejar ser nas empresas, mais terá que trabalhar para ajudar os seus subordinados a vencer.
Se o gerente realmente acreditar que o seu propósito principal é fazer todo o possível para que os seus colaboradores triunfem, estará reconhecendo que, cada vez que um deles falhar, ele também estará falhando. Isso significa que antes de despedir alguém, o gerente também deve avaliar em que falhou.
Às vezes o mau desempenho de um subordinado é provocado por suas próprias limitações e, portanto, está fora do controle do gerente. Mas essa raramente é essa somente a causa real de um fracasso.
Quando se trata de responsabilidades, o que se espera dos líderes e gerentes?
- Responsabilidade no cumprimento de metas;
- Responsabilidade junto aos funcionários, no sentido de proporcionar-lhes instruções e treinamento, que os deem cobertura em situações críticas, e que tomem providências para que o local de trabalho seja adequado.
- Responsabilidade por informações e dados corretos aos superiores, quando solicitados;
- Responsabilidade pela harmonia com outros setores.
O papel fundamental da gerência é administrar o trabalho visando obtenção de resultados operacionais adequados.
4 vertentes para a atuação da liderança
O foco de atuação da liderança passa por quatro vertentes:
- Ser humano (é preciso aprender a lidar com as pessoas). O mercado é competitivo e é preciso investir no conceito de resultado sustentável, atentar-se aos detalhes e investir nas equipes. Ouvir é o segredo para iniciar uma comunicação bilateral e responder com empatia demonstra entendimento do conteúdo e os sentimentos do funcionário.
- Estratégia: definir caminhos e estabelecer metas. Através do planejamento estratégico, “metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente” é que se pode chegar.
- Gerenciamento de rotinas: monitorar através de ferramentas como check-list, acompanhamento funcional.
- Inovação: rever metas, criar novas alternativas.
O desafio para a maioria dos gerentes e supervisores é aprender como tornar-se um líder de equipe eficaz. É preciso aprender habilidades como paciência para partilhar informações, abrir mão da autoridade, confiar nos outros e saber quando intervir.
Sendo assim, líderes de equipe são:
- Ligados a toda a empresa de forma interna (gerências e cliente interno) e externa (clientes e fornecedores);
- Localizadores de problemas (quando a equipe tem problemas e pede ajuda cabe a ele atuar com questionamentos suficientes para a equipe falar sobre os problemas);
- Administradores de conflitos (quando surgem desacordos eles ajudam a processar o conflito minimizando aspectos destrutivos);
- Treinadores (esclarecem, oferecem apoio, ensinam para os membros da equipe a melhorar o desempenho no trabalho).
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