A ruptura de produtos é um problema que afeta grande parte das empresas de panificação, alimentação e confeitaria brasileira. Pode parecer simples, mas o controle de rupturas deve ser inserido no rol de aspectos estratégicos, pois implica diretamente no sucesso do negócio.
No setor de panificação, alimentação e confeitaria, uma questão muito importante tem a ver com o abastecimento de produtos, na disponibilização das quantidades adequadas ao consumo. E para que tenham um bom resultado comercial é necessário que as empresas mantenham as gôndolas sempre cheias de produtos para estimular as compras. Uma loja vazia transmite uma sensação negativa para o cliente que se reflete nos seus hábitos de consumo dentro do estabelecimento.
Uma loja com um número maior de produtos expostos e que são trocados com frequência constante nas prateleiras tende a ter mais problemas com a ruptura. Esse problema interfere diretamente na gestão da empresa e nas tomadas de decisão. Sem um devido controle do abastecimento dos produtos, o índice de desperdício pode crescer a níveis absurdos e gerar muitos prejuízos. Falhas operacionais têm um grave desgaste no resultado comercial e podem atrapalhar até mesmo negócios saudáveis, de grande produtividade e rentabilidade.
Um dos problemas está relacionado ao “fundo da loja”. A padaria pode ter o produto em estoque, mas ele não está no ponto de venda, diante do consumidor. E produto fora da gôndola é ruptura, pois não será vendido! Também pode acontecer de o produto ser colocado, mas sempre na parte frontal da gôndola, empurrando os demais para o fundo. Numa prática frequente dessas, o item que um dia estava na frente e vai sendo constantemente levado para trás pode ficar na prateleira escondido por tanto tempo que acaba perdendo sua data de validade.
Geralmente, não existe na maioria das empresas de panificação uma rotina ou padrão de reposição nos pontos de venda, simplesmente fazendo a reposição de itens mediante sua falta nas prateleiras. Essa falta de um processo mais sistematizado e de operação tão incerta facilita a ocorrência de falhas operacionais, que podem acabar em problemas comerciais. Se o funcionário não perceber que determinado produto está em falta e não o reabastecer, a empresa terá um prejuízo. Além disso, é preciso considerar, também, que apesar de determinados produtos estarem em estoque, às vezes não estão na área de vendas porque há repositores mal treinados e também existem os que até agem de má-fé.
Como fazer para resolver o problema da ruptura?
Para se resolver esses problemas e outros decorrentes da ruptura, a empresa precisa incialmente ter uma noção do tamanho do rombo. Ter critérios de acompanhamento mensuráveis é fundamental para combater a ruptura. Indicadores servem como balizadores ou referenciais, para que estes índices sobreponham à “linha do zero”. É uma meta arrojada, mas deve ser perseguida constantemente por todos dentro da empresa, com foco no cliente.
Alguns sistemas gerenciais adotados pelo mercado já concedem uma contabilidade fácil deste prejuízo gerado por um controle falho do estoque. Eles permitem ter uma consciência dos prejuízos provocados por desvios internos e externos que também estão relacionados a esta ocorrência. Além disso, vale estabelecer com a equipe uma rotina e processos bem estabelecidos e organizados para verificar o que está em falta. Uma organização e controle do estoque, da data de validade dos produtos e com um controle de vendas é uma forma simples de ter uma melhor gestão e minimizar os problemas.
Controle de rupturas
O controle de rupturas é uma ferramenta em que permite que a empresa monitore o seu abastecimento, sem deixar prateleiras e gôndolas vazias. Esta ferramenta proporciona ao comprador uma visão geral da real necessidade de produtos de revenda para suprir o estoque e as demandas de exposição.
O sistema informatizado pode ser usado para criar um controle de rupturas, mas mesmo uma planilha pode ser utilizada na verificação do que foi levado para as gôndolas e o que foi vendido de fato.
Eliminar a ruptura é um grande desafio! Mas veja algumas ações que podem minimizar a ruptura na área de vendas:
- Revisão do cadastro de produtos.
- Alinhamento com os fornecedores.
- Implantação de algum sistema operacional.
- Elaboração de um planograma de exposição.
- Realização do inventário.
- Treinamento da equipe.
Estabelecer critérios de acompanhamento é essencial para combater a ruptura. Como saber que não há mais itens na prateleira? Além do sistema, planilhas e softwares, os funcionários têm que ter uma rotina para verificar o que está em falta.
O ideal é que essa rotina seja de reposição do produto duas vezes ao dia, pois se o cliente procurá-lo e ele não constar na gôndola, o problema está instalado.
Outro ponto a considerar é que se o produto não está na área de vendas porque há repositores mal treinados e mal orientados, reforçando a necessidade de treinamento da equipe. Cuide de orientar bem o pessoal, para que todos possam contribuir com a redução da ruptura.
Com toda a empresa trabalhando junta no controle das rupturas, fica mais fácil controlar a falta de produtos, fidelizando o cliente e proporcionando a ele a oportunidade de ter acesso ao produto e marca desejados.
|