Toda empresa pensa e quer vender mais. E melhor! Você já analisou as vendas de sua empresa hoje? Nessa semana? Neste mês? Sabe se o faturamento aumentou ou diminuiu em relação a um ano atrás? Se sim, parabéns, se não, é hora de começar a fazer. E é hora também de organizar seu atendimento e as ações de venda, com vistas a elevar a entrada de receita.
O objetivo de uma padaria é vender seus produtos e serviços. De acordo com o Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC), o setor faturou R$ 121,09 bilhões em 2021, um crescimento de 14,4% em relação a 2021.
Mas para se destacar nesse cenário, não basta apenas produzir pães e ter serviços de qualidade. E o atendimento é uma das formas de alcançar esse objetivo. Existe uma diferença entre atender bem e atender bem com foco em vendas. É preciso também adotar estratégias de vendas eficientes, que atraiam e fidelizem os clientes.
A empresa (e sua equipe) deve estar pronta para identificar todas as oportunidades de e estratégias para satisfazer as necessidades do cliente.
Mas quais são essas estratégias para vender mais (e melhor)?
Como aplicá-las na prática? Para isso, existem algumas orientações importantes que todos devem conhecer. É isso que vamos mostrar neste artigo, contando a história de Joaquim, um panificador que conseguiu aumentar as vendas da sua padaria seguindo algumas dicas simples e baratas. Acompanhe o texto!
Joaquim é proprietário de uma padaria tradicional em Belo Horizonte, que funciona há mais de 20 anos. Ele sempre se orgulhou da qualidade dos seus produtos e do atendimento cordial aos seus clientes. Porém, nos últimos anos, percebeu que as vendas estavam caindo e que a concorrência estava cada vez mais acirrada. “De mercadinho a sacolão, todo mundo hoje vende pão! Está difícil!”, costuma dizer aos amigos.
Decidiu então buscar ajuda de uma consultoria especializada em padarias e confeitarias. Ela lhe apresentou as seguintes sugestões:
1. Criação de combos e promoções
Uma das formas mais eficazes de aumentar as vendas é oferecer combos e promoções aos clientes, incentivando-os a levar mais produtos por um preço menor. Por exemplo: na compra de um pão francês, ganhe 50% de desconto no copo de café; ao comprar uma torta inteira, você ganha um refrigerante de dois litros, entre outras possibilidades.
Promoções como essas podem ser divulgadas na vitrine da padaria, nas redes sociais ou por meio de panfletos. O importante é criar um senso de urgência e oportunidade nos clientes, mostrando que eles estão fazendo um bom negócio.
2. Usar o marketing sensorial
O marketing sensorial é uma estratégia que visa aguçar os cinco sentidos dos clientes, criando uma experiência memorável e agradável. No caso das padarias e confeitarias, os principais sentidos a serem explorados são o olfato e o paladar. Além de explorar o sentimento de indulgencia, quando o cliente “se permite” comprar algo que normalmente não adquire.
Joaquim investiu em um forno moderno que permitia assar os pães durante todo o dia, garantindo fornadas contínuas e vascas sempre cheias de produtos frescos. Ele passou ainda a realizar degustações de alguns produtos que a padaria fabrica, como bolos, biscoitos e pães recheados. Dessa forma, despertou o interesse e o apetite dos clientes, que acabavam comprando mais do que o planejado.
3. Fidelizar o cliente
Outra estratégia fundamental para aumentar as vendas é fidelizar os clientes, ou seja, mostrar a eles que vale a pena voltar sempre à padaria, fazendo com que se tornem fãs da marca. Para isso, Joaquim criou um programa de fidelidade: a cada dez compras acima de R$ 20,00, o cliente ganhava um vale-compras também de R$ 20,00 para usar na visita seguinte. Na sequência organizou um cartão-fidelidade que, baseado no perfil de compras do dono do cartão, disponibiliza ações e promoções exclusivas.
Sua equipe de vendas também passou a enviar mensagens personalizadas aos clientes, por meio do WhatsApp ou e-mail, agradecendo pela preferência, informando sobre novidades e promoções, dando dicas de receitas e desejando parabéns e feliz aniversário. Essas ações demonstraram que a padaria se importa com os seus clientes e que queria mantê-los satisfeitos. Os agradecimentos que os clientes respondiam, seja on-line, seja ao vivo na padaria, foram um sinal de que a ação surtia efeito.
4. Usar bem as mídias sociais
Mídias sociais são ferramentas poderosas para divulgar o seu negócio, atrair novos clientes e se relacionar com o seu público. Joaquim buscou a ajuda de uma agência de marketing digital que criou perfis para a sua padaria no Facebook e no Instagram, e passou a postar conteúdos relevantes e atrativos, como fotos dos produtos, vídeos dos bastidores, depoimentos de clientes, receitas, dicas de nutrição utilizando os panificados, etc.
Também incentivou o público a seguir os seus perfis e a interagirem com as suas publicações, por meio de sorteios, quizzes, enquetes, e hashtags. Assim, a padaria aumentou o seu alcance e a sua reputação on-line, gerando mais visibilidade e credibilidade para a sua padaria.
O WhatsApp foi outra ferramenta utilizada, com as listas de transmissão sendo utilizadas também para divulgar promoções e chamados a conhecer e ver as novidades da padaria.
5. Criar promoções diárias
Uma maneira de manter os clientes interessados e motivados a frequentarem a padaria é criar promoções diárias, que variam de acordo com o dia da semana, o horário ou a estação do ano. Por exemplo: segunda do pão sovado; terça do pão de queijo, quarta do croissant e por ai vai.
Tais ações podem oferecer descontos especiais, brindes ou degustações dos itens em destaque. O objetivo é criar um hábito nos clientes e fazer com que eles se sintam surpreendidos e valorizados.
Seguindo essas dicas, Joaquim conseguiu aumentar as vendas da sua padaria. Ele ficou muito satisfeito com os resultados e continuou buscando novas formas de inovar e encantar os seus clientes.
Outras dicas de ações para elevar as vendas
Joaquim melhorou seu resultado, mas como o trabalho de gerenciamento de um negócio não para, podemos dar a ele (e a você) mais algumas orientações:
- Procure vencer os concorrentes através da melhoria dos produtos e serviços, e nunca pela desonestidade nos negócios.
- Evite falar mal dos concorrentes, principalmente para os clientes.
- Dizer a verdade sobre o produto e sua qualidade é melhor do que enganar o cliente, perdendo-o para sempre. Se você concluir que o seu produto não é o melhor para atendê-lo, seja sincero.
- Não procure “empurrar” um produto que vá causar insatisfação ao cliente. Lembre-se de que o comprador insatisfeito influi de modo negativo sobre outras pessoas, amigos, parentes e vizinhos.
- Evite falsas promessas. A verdade na propaganda e nas vendas é ponto positivo para o conceito da empresa.
- Estude o consumidor para oferecer produtos apropriados, no tempo oportuno, na qualidade adequada e a preço aceitável pelo cliente.
- Procure servir todos os clientes da melhor forma possível. O bom serviço atrai novos consumidores.
- Cumprimente o cliente pelo nome. Isto demonstra o seu interesse por ele.
- Cumprimente o cliente logo que ele chegar, mesmo que você não possa atendê-lo naquele momento.
Como conquistar um cliente e vender mais e melhor
- Mantenha um tom de voz agradável e claro.
- Olhe nos olhos do cliente.
- Conserve sempre a expressão alegre.
- Caminhe em direção ao cliente.
- Mantenha uma distância de um braço em relação ao cliente.
- Caminhe com o cliente.
Bem! E você, o que está esperando para fazer o mesmo que o Joaquim? Vamos aplicar essas estratégias e buscar um melhor resultado?
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