Um levantamento recente realizado pelo jornal maranhense O Estado apontou que, atualmente, as micro e pequenas empresas (MPEs) representam 99,4% do Setor no Brasil. Gerando 54% dos empregos diretos, elas não somente se sustem como também fazem girar a roda da Economia, impactando em outros negócios que recebem seus produtos e/ou matérias-primas para o repasse ao consumidor final. O resultado disso é um efeito gradativo, no qual ocorre uma distribuição de renda e também de crescimento para todas as empresas participantes de um determinado Setor.
A exemplo disso, a Sabian, indústria localizada em Cuiabá, no Mato Grosso, nasceu com a missão de tornar-se um Case de Sucesso responsável por construir também a história de importantes redes e empresas de sua região. Partindo de um começo simples e contando inicialmente apenas com a estrutura familiar, assim como milhares de outros negócios do país, a empresa assumiu desde sua formação a responsabilidade de abastecer as lojas da Big Lar, uma das redes de supermercados mais conceituadas de seu Estado.
“A Sabian nasceu para atender o Big Lar, e eles são um grande sucesso por terem buscado grandes parceiros em sua organização de fornecedores”, revela Carlos Polaco, responsável pela gestão administrativa e comercial da indústria. Filho da fundadora, Sra. Maria das Graças, ele conta que os 390 itens presentes no receituário nasceram, na verdade, de um único sabor inicial. Isso porque, há mais de duas décadas, a mãe recebeu a encomenda de produzir dois bolos para uma unidade da Rede.
Tecnologia e conhecimento aplicados ao talento: a receita certa para quem trabalha com excelência
Hoje, 23 anos depois, a Sabian atende ao todo a seis redes de supermercados, em um total de 30 lojas. E não para por aí, além dos itens de panificação e confeitaria, a indústria conta também com um setor de eventos e é responsável ainda por produzir matéria-prima de qualidade para as hamburguerias gourmet’s, seguindo a atual tendência do mercado: “Atualmente, todas as hamburguerias conhecidas de nossa cidade pegam pão com a gente. São mais de 30 e há ainda uma lista de espera com outras que desejam adquirir matéria-prima conosco também”, declara Polaco.
Gradativamente e de forma admirável, a empresa cresceu assumindo níveis e posição de mercado que, a princípio, teriam impressionado seus próprios gestores. Contando com um espaço de 900 m² e gerando cerca de 60 empregos diretos, o negócio já opera com a entrega de encomendas a 800 km de distância e conta com um projeto de execução de envio para todo o território brasileiro, uma das metas de seu crescimento. Com essência tipicamente artesanal nos processos de fabricação, a Sabian soube encontrar de forma tecnológica os padrões certos para manter o sabor típico original das receitas com uma logística preparada para a correta distribuição dos produtos em seus pontos de venda.
E é exatamente a tecnologia um dos diferenciais dos quais a marca lançou mão para ocupar sua atual posição de mercado. Para otimizar o negócio, Polaco conta que desde o início buscou conhecimento para entender do produto e, assim, aperfeiçoar os processos. “Fui me especializando, fazendo cursos voltados para a tecnologia e focando sempre o futuro da alimentação, não somente o agora”, relembra ele. Dentre as especializações realizadas, ele destaca a importância da utilização da Metodologia Propan nos métodos de produção:
“Conheci o Márcio através de um evento que ele fez aqui, um dos primeiros, na verdade, e então fiz um curso com ele. Isso há longos anos, bem no começo. Realizei um curso voltado para o negócio e, após um período, retomamos contato com ele através do Projeto Propan Pleno”, conta Polaco, que descreve também o foco nas áreas de produção e administração. Ainda de acordo com ele, este foco hoje está centralizado na parte estratégica do negócio, visando a expansão e amplitude da atuação da indústria no Setor. “Para nós, o controle dos indicadores da empresa e a gestão dos resultados foram o que mais marcou, cada um busca o que não tem e, antes nós não tínhamos isso”, relata.
Surpreendendo com sabor e qualidade: um privilégio nas mãos de quem já sabe onde quer estar no futuro
Assim como no inicio, a Sabian segue de olho nas tendências para o futuro no Brasil e, antes mesmo que fossem comuns os temas voltados para a alimentação saudável, já se preparava para oferecer itens sem aditivos e com rótulo livre. “Estamos trabalhando agora em uma linha de mercado mais natural e temos em mente que as indústrias que ainda não fizeram isso precisarão refazer seus processos”, pontua.
Atualmente, a empresa possui também a versão “Donna Graça”, uma linha de congelados com produtos de longa duração que traz no nome uma homenagem para a fundadora, que segue atuando hoje na área estratégica do negócio. Dando continuidade ao seu ritmo de crescimento, a indústria já projeta a expansão com um parque chegando aos 2.100² e também a automação das linhas de produção. “Pensamos sempre fora da caixa e traçamos um planejamento sempre para daqui a cinco anos. Seja qual for o novo rumo da alimentação no Brasil, a Sabian estará preparada para atender às empresas parceiras e presente em uma escala cada vez maior”, finaliza Polaco.
|