Há 47 anos o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove a capacitação, o desenvolvimento e a competitividade de instituições por todo o Brasil. Integrante do Sistema S, que conta com nove instituições de apoio aos profissionais, o Sebrae atua diretamente com programas de capacitação, feiras e rodadas de negócios, girando a economia de norte a sul do país.
Aproximando o pequeno e o microempresário da especialização necessária para os diversos setores do mercado, o Sebrae conta hoje com instituições sérias em sua rede nacional e, por meio do credenciamento, possibilita o atendimento às empresas de forma a encurtar distâncias, romper fronteiras no próprio território e disseminar novas tecnologias.
Dentro deste contexto, desde 1994 a Metodologia Propan é um importante instrumento de especialização para as empresas, promovendo uma verdadeira revolução no setor da Panificação e Confeitaria. Por meio do Sebrae, a Metodologia ganhou um alcance nacional e foi disponibilizada a milhares de empresas por todo país. Otimizando produtos e serviços, padronizando processos e ampliando os negócios, a Metodologia já atendeu cerca de 12.000 empresas em todo país, retirando-as de um ponto inicial e elevando-as a outro nível de atuação e performance de mercado.
Surpreender. Ao longo de décadas esta tem sido a melhor definição, e quem melhor pontua são os próprios empresários, responsáveis por colher os frutos obtidos pela aplicação de uma nova visão de negócios. “Quando o Propan veio para Barbacena, trabalhávamos com uma margem de 40%. Foi quando soubemos que, essa porcentagem, na verdade, teria que ser de acima de 200%, chegando até aos 300%. Na época, todos os donos de padaria que faziam o projeto na região se assustaram e imaginaram isso como algo impossível. Hoje, descobrimos que seguindo os métodos certos isso é totalmente viável”, declara Roberto Carlos Guimarães, proprietário da Super Pão na cidade que fica a 174 km de Belo Horizonte.
Com uma produção em torno dos 100 produtos todos os dias, empregando 30 funcionários e em crescimento gradual, a empresa vem de uma estrutura comercial familiar existente desde 1974. “Primeiro houve o bar do meu pai, Valdemiro Teixeira Guimarães e também uma indústria de doces. Em 1989 um depósito de pães e, finalmente começou a produção própria, culminando com a abertura da Super Pão em 1995”, declara Roberto, que experimentou um desenvolvimento a partir do conhecimento e da aplicação dos princípios que até hoje regem o negócio.
De 70 para 200 m². De seis para 30 funcionários, de um empreendimento totalmente familiar para um polo de geração de renda. De acordo com o empresário, todas as empresas que participaram do primeiro projeto na cidade sobreviveram no mercado e, mais que isso, assumiram as rédeas do negócio para resultados advindos da capacitação pela metodologia. “A partir de 2005, já com conhecimento, vimos que os dez primeiros anos, antes do Propan, foram trilhados sem nenhum norte. A partir de então enxergamos que o negócio era viável, e a forma que trabalhamos antes não era viável. Identificamos as mudanças que precisaríamos fazer, que foram muitas, e soubemos que poderíamos ter sucesso sim”, declara.
E tiveram mesmo! Atendimento, qualidade, lucratividade, gestão financeira e controle de gastos. Uma nova visão do negócio permitiu buscar novos horizontes. “Hoje já é possível sabermos o resultado mês a mês e avaliar os lucros”, conta Roberto. Como resultado, a cartela de clientes aumentou, e na cidade de cerca de 200 mil habitantes há quem saía de áreas distantes para dar preferência ao produto da Super Pão. E com a preferência do público o crescimento torna-se um caminho claro. “Há um ano fizemos uma reforma, aumentamos a área de atendimento, o espaço da lanchonete e expandimos. Atualmente trabalhamos com uma linha de pães especiais, salgados e uma confeitaria forte, trabalhada por minha esposa, Denise Valeria Resende Guimarães”, pontua.
Assim como milhares de empresas com gestão familiar em todo o país, a Super Pão ilustra hoje o diferencial de mercado para uma grande vertente da panificação: a produção artesanal. Com o lema: “Uma padaria de verdade”, a empresa trabalha hoje com esmero para acelerar o crescimento e continuar destacando-se no mercado e em meio a concorrência. Já com o planejamento de implantar o congelamento e ampliar a produção, a empresa comemora as conquistas até aqui e comprova a importância da valorização do pequeno e microempresário na economia brasileira. Como a empresa que conquistou o Selo Ouro desde o primeiro projeto, a Super Pão demonstrou que soube aproveitar a parceria ofertada pelo Sebrae, aplicar os princípios da Metodologia Propan e firmar no mercado o brilho próprio de sua marca.
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