Um Case de Sucesso que conta a própria história e que integra a memória histórica da cidade de Curitiba há aproximadamente 90 anos. Acompanhando o crescimento da cidade, o Empório Kaminski é parte da construção da panificação na capital paranaense desde 1930, quando o Sr. Alexandre Kaminski fundou a pequena padaria “Universal” na Avenida Visconde de Guarapuava, em uma área de ligação da cidade. Precursor do sistema de entregas na região, o empreendimento operava com uma frota com cerca de 30 carroças de entrega de pães, leites, bolos e demais itens, contando com uma estrutura familiar para sua operacionalização.
“Meu bisavô era padeiro de outra padaria e, então, começou o próprio negócio, ele abriu junto com meu avô, que na época tinha 10 ou 11 anos, e assumiu o negócio em 1960, ano em que a empresa expandiu”, conta Rodrigo Kaminski, que integra a atual geração da família na condução do Empório.
De acordo com ele, entre as décadas de 1970 e 1980 a marca inaugurou sua fábrica, abastecendo lojas e escoando sua produção para outras regiões do país. Já a partir de 1995, houve o início de uma nova gestão, conduzida por sua mãe, Cristine Kaminski. “Minha mãe enfrentou muitos desafios na direção. Em uma época em que a mulher tinha dificuldades de aceitação em posição de liderança no mercado de trabalho, ela foi guerreira, passando 14 anos doando o máximo de seu tempo todos os dias”, revela Rodrigo, que fala também sobre a nova fase iniciada na gestão a partir de 2009, quando ele e a irmã, Camila Kaminski, entraram no negócio dispostos a aplicar novas estratégias.
Seguindo novas diretrizes: aprendizados que apontam o caminho para o futuro
“Começamos a visitar padarias do Brasil inteiro e, em 2012, criamos coragem e vendemos o imóvel histórico, iniciando nosso trabalho na Avenida Sete de Setembro. Na época, vimos a necessidade de uma estrutura mais moderna, porém que comportasse toda a nossa tradição”, revela Rodrigo, que fala também sobre a obra necessária, realizada a partir de 2012.
Como parte da construção do novo tempo para a empresa, ele fala também sobre o apoio recebido da Metodologia Propan: “Lembro que namoramos o Propan de 2009 a 2012, buscamos a ajuda do Márcio e, então, fizemos a loja no conceito ensinado por ele, que é com base na experiência completa do cliente, englobando demais produtos e serviços que vão além da mercearia. Tivemos esse plano ousado e inauguramos em 28 de abril de 2014, e essa abertura foi a primeira contribuição valiosa do Márcio para nós”, explica.
A marca inaugurou também a sua filial na Avenida Iguaçu, com vistas a manter sua clientela de mais de 80 anos e, em parte, já acostumada ao primeiro ponto, que funcionava próximo. Hoje, o negócio que começou contando apenas com a mão de obra familiar possui em suas unidades cerca de 102 funcionários.
Crescimento a partir de um clique: a explosão em vendas do “botão do WhatsApp”
Há dois anos, o Empório Kaminski implantou importantes ferramentas que contribuíram de forma significativa para o seu resultado. A maior delas, sem dúvida, é a inserção do WhatsApp. De acordo com Rodrigo, as vendas que antes representavam um faturamento entre R$ 40 mil a R$ 50 mil na média histórica, após a implantação do aplicativo, saltaram de forma surpreendente. “Em fevereiro de 2019 registramos R$ 140 mil de encomendas, enquanto no mesmo mês do ano anterior as vendas não haviam ultrapassado R$ 55 mil”, demonstra.
“Estamos há 25 meses seguidos com aumento mês após mês. Isso na comparação janeiro x janeiro, fevereiro x fevereiro e assim por diante. Hoje, 40% das encomendas têm origem no site, e essa é uma dinâmica que não esperávamos, e eu fui a fundo nesses números, estamos há 25 meses seguidos de aumento mês após mês. Tivemos um trabalho de marketing, pesquisas no Google, fizemos ajustes de tecnologia e essa opção para os clientes explodiu!”, comemora.
Crescendo ano após ano: como seguir em ascensão na comparação dos meses
“Seguimos em crescimento de vendas ano após ano. Nossas motivações sempre foram aproveitar a tradição, e a cidade acompanha a gente, e a força da marca é muito presente aqui. Antes, sozinha na administração, minha mãe vendia cerca R$ 150 mil, e tendo apenas vinte e poucos funcionários. Então cheguei com minha irmã, fui aprender, ver como cuidar do negócio, fui para a Fipan, conheci o Propan e um novo modelo saltou aos olhos nas pesquisas, vi que precisava aprimorar”, afirma ele, contando também que, até então, não havia em Curitiba empreendimentos com essa proporção e contendo esses serviços. “Nenhuma faz do jeito que fazemos, aprendemos a ser um empório com preços acessíveis”, declara.
“Em 2013 fiz o Curso Completo com o Márcio e aprendi como fazer um projeto global para a empresa. Hoje tenho capacidade de fazer um plano de negócios e estruturar uma abertura. Aprendi sobre Meta de Custo Fixo, CMV, financeiro e outros. Hoje trabalho com o MR Sistemas para a gestão financeira online, e isso dá valor nas apresentações que faço nas reuniões com equipe, porque é possível trazer o histórico, eu posso comparar, e ele me dá argumentos para mostrar para o meu operacional. Essa foi a segunda contribuição mais valiosa do Márcio”, afirma.
“O trabalho do Márcio foi fundamental em dois momentos, o primeiro foi na abertura, no nosso processo de inauguração em 2013, e também agora, de 2018 para 2019 na abertura da nova unidade na Avenida Iguaçu”, declara ele.
Rumo ao centenário: a continuidade do nome que reflete a panificação curitibana
Entre os novos planos da marca, além da rentabilização e da solidificação dos processos, está a inauguração de sua nova loja prevista para o mês de julho deste ano, que assim como a central terá uma estrutura moderna e ampla. “Encontramos o conceito da loja, vamos seguir com foco na experiência do cliente, desde o atendimento ao bom preço, ambiente agradável e disponibilidade para atender pessoas com outras línguas, com inglês, espanhol e castelhano”, expõe. “Seguimos trabalhando em família. Hoje minha mãe está nos assuntos mais estratégicos e na gestão de pessoas, e minha irmã atua na produção, qualidade e marketing”, relata ele, que se capacitou, valorizou a força da marca e sua história e assumiu o desafio de fazer jus à quarta geração do negócio.
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