Considerada uma das 100 melhores padarias do Brasil e localizada em Montes Claros, no norte de Minas, a Rede Center Pão completa em 2019 os seus 25 anos de atuação no mercado da alimentação, assim como a Metodologia Propan. Figurando dentre as maiores marcas de sua região, a rede começou em um formato simples para, com muito trabalho e dedicação, tornar-se um verdadeiro prodígio na arte da Panificação.
Iniciada da união de quatro sócios em 1994, a marca abriu a sua primeira unidade com uma loja pequena, com aproximadamente 60 metros quadrados e um maquinário usado, contando apenas com uma equipe de, no máximo, 14 funcionários. Uma abertura tímida, porém com potencial suficiente para crescer de forma saudável e participar de forma ativa da economia. Atualmente, já são cinco unidades pela cidade, gerando cerca de 450 empregos diretos.
A Center Pão cresceu, e hoje preserva sua essência de primor na panificação, estendendo sua competência para demais produtos e serviços. A rede hoje é também supermercado, hortifruti, açougue, cafeteria, adega e lanchonete, expandindo-se em um leque de oportunidades de mercado. “Quando iniciamos, eram 4 sócios, e apenas um já estava no ramo. Eu morava com meus pais na fazenda e tomei a decisão de entrar em um negócio até então novo para nós”, revela Ricardo Alencar, sócio-diretor da rede.
Acreditando no empreendimento e decidido a elevá-lo a um nível de excelência, Ricardo investiu em capacitação e novas tecnologias. “Partimos para Belo Horizonte e buscamos referências, na época realizei cursos profissionais no SESI e também estágios em algumas padarias”, relembra. E foi exatamente durante as novas experiências no setor que ele teve contato com os princípios da Metodologia Propan.
“Conhecemos uma funcionária do Márcio Rodrigues, que já estava com o Sistema de Qualidade Total na padaria de sua família, e ela me chamou para conhecê-lo”, conta Ricardo, que fala ainda sobre como a Center Pão valorizou desde o início a busca de novas ferramentas e tendências para Montes Claros. “Somos parceiros do Márcio desde muito tempo, ele está presente de forma estratégica em muitos momentos importantes, e isso fez toda a diferença. Além de todo trabalho e parceria construímos também uma longa amizade”, destaca.
Aplicação dos conceitos, crescimento no setor e responsabilidade social
Atualmente, a Center Pão é um negócio totalmente familiar, contando com estrutura sólida, processos otimizados, técnicas e ferramentas com base na Metodologia Propan. Toda a gestão, capacitação, segurança e suporte alavancados permitiram o crescimento e expansão do negócio, tendo como resultado a abertura de novas unidades. Além da primeira loja da rede, foram inaugurados mais quatro empreendimentos da marca.
“Com nossa evolução foi possível implantar a área de conveniência em nossas lojas. Em uma delas, que antes contava com 400 metros, construímos uma estrutura diferenciada para inserir o supermercado. Contratamos um arquiteto em BH, o mesmo do Verdemar, e aí ampliamos para 850 metros a unidade localizada na avenida Mestra Fininha, no bairro Jardim São Luiz”, declara Ricardo.
A partir de todo um planejamento e também do cumprimento das etapas do projeto de ampliação, foi possível crescer ainda mais e oferecer aos clientes um conforto e acolhimento ainda maior. Foi reinaugurada nesta semana, no dia 27 de março, a mais nova estrutura dessa unidade, que disponibiliza agora 850 metros de expansão, maior área de restaurante, anexo com cafeteria, peixaria e demais setores, dois pisos e climatização.
“A reinauguração foi um grande desafio para nós. Fomos surpreendidos e vimos tudo tomar uma dimensão muito maior que o esperado”, conta ele, que fala também da maior gratificação da marca hoje no mercado: o relacionamento próximo com o cliente, fruto dos 25 anos de entrega de um cardápio com itens de sabor e qualidade. “O nosso compromisso é atender aos anseios de nossos clientes. Hoje, eles viajam, experimentam algo em outra região e trazem para a gente fazer com a nossa qualidade. E nós providenciamos tudo, fazemos sempre o nosso melhor, pois entendemos nosso papel como uma prestação de serviço”, afirma Ricardo.
Embora atuante nas questões mais estratégicas da gestão, ele segue no piso de loja com a mesma dedicação, atenção e acolhimento do início, o que explica a preferência de uma vasta cartela de clientes. Após chegar até aqui com preparação e segurança em cada cálculo, é hora de partir para novas frentes de trabalho, que incluem uma fábrica e também a abertura de novas lojas. Com a experiência de 25 anos de história bem construídos, contando com diretrizes e princípios eficazes, a Center Pão hoje preserva a tradição, comemora o presente e já traça sua performance para o futuro.
|