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Série Cases de Sucesso - Padaria Jodima: um empreendimento com os segredos de receita que conquistaram gerações ao longo do tempo
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Série Cases de Sucesso - Padaria Jodima: um empreendimento com os segredos de receita que conquistaram gerações ao longo do tempo
Conheça a trajetória do empresário que cresceu na padaria da família e é hoje referência no fornecimento de pães para as hamburguerias do Espírito Santo
por Elisangela Santos
15/02/2019

    Imagine um lugar onde as receitas são segredos de família e nunca perdem o sabor. Onde a qualidade é sempre a mesma, e as características não mudam a cada troca de padeiro. Pois é, este lugar existe e está localizado em Vila Velha, no Espírito Santo. Fundada em 1978, a padaria Jodima preserva as receitas próprias que fidelizaram clientes ao longo de décadas e soube de forma séria e honesta consolidar sua marca em um mercado acirrado e, por vezes, desafiador.

    Concorrência desleal, informalidade, recessos na economia do país e outros percalços, ao final, contribuíram para a construção de uma empresa cada vez mais forte e que, mais que isso, jamais perdeu os princípios de sua origem. Administrada hoje por Junior Jodima, juntamente com sua esposa, que cuida da parte do administrativo e do financeiro, a padaria foi criada em família antes mesmo que ele nascesse. “No início, meu pai, Sr. Manoel Almeida, e mais dois tios abriram o negócio. Porém, com o tempo, foram os meus pais que assumiram juntos a administração”, conta ele, que nasceu e cresceu em meio à produção e os afazeres do ofício.

    Caçula da família, ele conta que aprendeu desde a sua chegada a importância e o amor pelo trabalho bem feito: “Meus irmãos pequenos acompanhavam minha mãe produzindo as receitas e, quando engravidou de mim, ela seguiu assim durante toda a gestação. Já aos nove meses, ela continuava com a mão na massa”. E foi exatamente aí que ela, Sra Romilda, entrou em trabalho de parto.

    Apressados, seus irmãos correram para acompanhá-la ao hospital, mas ela foi rápida ao responder: “Ainda não, meus filhos, esperem mais um pouco que primeiro tenho mais uma fornada de bolo para terminar de assar, revela ele, relembrando as palavras da mãe entre risos. “Hoje, meus irmãos brincam que já nasci dentro do tabuleiro”, declara ele, que cresceu brincando com os ingredientes que, mais tarde, se tornariam para ele um serviço sério para toda a vida. Com o tempo, os pais deixaram em suas mãos o controle do negócio, porém os produtos trabalhados jamais perderam as raízes. Na confeitaria, por exemplo, as receitas trabalhadas até hoje são as de sua mãe.

    Atualmente com um mix de produtos com mais de 2.000 itens e 50 funcionários, Junior revela que ainda participa de todo processo, o que inclui também colocar a mão na massa juntamente com seus padeiros, que são treinados de acordo com os princípios da Jodima. “Onde tiver que ir, eu vou. Participo de tudo e é uma satisfação imensa ver clientes de outros bairros vindo dar preferência ao nosso produto”, declara ele, que tornou-se conhecido em todo Estado por ser o pioneiro de uma das maiores tendências atuais do mercado de panificação.

Ampliação de mercado: alimentando o sucesso das hamburguerias gourmet

    Com a febre recente das hamburguerias gourmet por todo o Brasil, Junior percebeu que elas logo precisariam de uma matéria-prima à altura para a produção...  e  ele não perdeu tempo! “Decidi investir nesse novo negócio e apresentei uma linha de produtos com a qualidade que agradasse a todos os públicos”, conta ele, que foi o pioneiro nessa área e é hoje referência desse mercado em seu Estado, provando a dimensão alcançada pelo sucesso conquistado. Nesse momento, Junior interrompe a entrevista e declara com o tom grato de quem reconhece o esforço da caminhada: “Mas verdade seja dita, é preciso dar os créditos para quem merece. Se hoje a Jodima chegou a esse nível é porque há alguns anos recebi o apoio do Márcio Rodrigues através do Propan”, revela Junior, que ainda no início dos anos 1990 participou do grupo de elite formado por ele e outros panificadores daquela época.

    Naquele tempo, as padarias ainda não eram informatizadas, e trabalhavam com caixas registradoras, realizando mais tarde uma transição para as impressoras fiscais. Em parceria com a então MM Informática, Márcio chegou à terra dos capixabas com o sistema SAT, que permitiria uma melhor gestão do negócio. “Márcio veio para cá trazer uma solução para a panificação do Espírito Santo. Ele trouxe novas ferramentas e por meio do Propan houve a evolução que todos nós precisávamos”, relembra ele.

    Diante da alta procura de pães para alimentar o mercado das hamburguerias, Junior revela que nunca precisou sair para vender seu produto, pelo contrário, desde o início das vendas foi procurado como referência nessa produção. “Ainda lembro quando o Márcio esteve aqui e me orientou dizendo que esta seria a tendência dos próximos anos e que, se eu quisesse permanecer no mercado, deveria apostar nessa demanda”, conta ele. Porém, as orientações do Márcio foram ainda mais além.

    Hoje, a Jodima é também conhecida por seus clientes por serviços que vão além da padaria, como a lanchonete, café colonial, almoço, café da tarde, caldos, sanduíche e mais. “E isto também é culpa do Márcio, ele vinha para cá e deixava claro para nós que as padarias precisavam se reinventar: “Ou vocês colocam serviços, ou as padarias tradicionais vão morrer, dizia ele para nós“. Com o tempo, mudanças foram feitas e, coroando todo o esforço de um trabalho, resultados foram colhidos.

Quem se orgulha por suas conquistas sempre sabe que irá ainda mais longe

    Confiante para o ano que começou, Junior reflete sobre a importância dos empresários para a economia de todo o Brasil: “É hora de sermos vistos como ferramentas e sermos tratados como geradores de empregos, tenho boas expectativas e acredito em nosso governo para reconhecer nosso trabalho diário”, afirma. Contando atualmente com uma ótima infraestrutura para receber seus clientes, ele conta que fez a reforma necessária na loja exatamente em um dos momentos mais difíceis da economia do país.


    Para ele, atualmente, os maiores obstáculos do setor são a informalidade, uma concorrência desleal e sem segurança para o consumidor: “Acredito que quem quiser de verdade trabalhar no ramo da alimentação precisa fazer as coisas certas, com seriedade, e não entrar para brincar nesse meio”, pontua, ao falar de suas responsabilidades como empresário no Brasil e ressaltar o quanto a qualidade de seus produtos e dos serviços prestados é importante para vencer todos os desafios, conduzindo-o a resultados cada vez maiores.

    Valorizando as receitas de família e a tradição que tornaram a Jodima o sucesso de público que é hoje, ele planeja a expansão da empresa e o crescimento com abertura de filiais e também um projeto que tornará a padaria uma indústria com maior alcance de distribuição: “E eu estou contando com o Márcio para isso”, adianta ele. Olhando para trás, hoje, ele reconhece como valeu a pena investir em novas tecnologias, somar aprendizados e agregar as novas tendências: “Através de uma situação, Márcio veio alavancar as padarias e todo o setor da panificação daqui. O Espírito Santo tem um carinho muito grande por ele, e o vemos como o grande amigo da panificação do nosso Estado”, conta ele.

    Realizado pelo destaque alcançado hoje pela Jodima, ele revela que sua maior gratificação é ser o guardião de uma tradição de família, tradição essa que ele soube honrar com o passar do tempo, agregando sempre novos conhecimentos: “Quando o Márcio vinha para cá, nos agarrávamos nele e íamos nos alimentando de todo o conhecimento que podíamos”, conta ele.

    De olho nas tendências, ele revela que nunca deixou seu negócio ficar para trás: “Se deu certo em Minas, vai dar certo aqui também, eu pensava”. E hoje, após mais de 15 mil empresas atendidas, há a certeza que deu certo sim. Deu certo em Minas, deu certo no Espírito Santo e tem dado em todas as regiões do país. Alias, continuará sempre dando enquanto houver uma receita em mente, ingredientes à mão e um coração aberto para construir a cada aprendizado um amanhã melhor para a panificação.

 

 
 
 
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