O fantástico mundo da panificação descortinou novos horizontes em 2018, inspirando todo setor a inovar e, mais do que nunca, absorver novas tecnologias. E, se de um lado houve o resgate milenar do preparo das massas de fermentação natural, com toda sua tradição, do outro, uma nova tendência ganha cada vez mais força: o mercado de pães congelados. Com crescimento em torno de 9% ano, de acordo com levantamento realizado pelo ITPC (Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria), o estilo é a nova aposta em supermercados, empórios e boulangeries de todo Brasil. A expectativa é que nos próximos sete anos a indústria de pães congelados tenha mais de 50% do mercado, podendo chegar a cerca de 80% em 15 anos.
“Preservar as características primárias do sabor em sua receita original, manter a qualidade e ser uma opção mais saudável”, esses são os princípios norteadores desse mercado visionário. E é de olho no fortalecimento dessas bases, e também no estudo e descobertas de novas técnicas e processos, que especialistas do setor selaram importantes acordos para a modernização da produção no decorrer do ano. Dentre elas, é anunciada agora para todo Setor a parceria entre a Márcio Rodrigues & Associados e o Molino Cañuelas, empresa argentina com 80 anos de experiência e destaque nas tendências globais de nutrição e integração de matérias-primas até o consumidor final.
A nova união tem foco no desenvolvimento, pesquisa, consultoria e aplicação do trigo na indústria de panificação brasileira, principalmente em relação aos pães congelados para ajuste do portfólio do moinho, além da capacitação dos profissionais que atuam diretamente na produção. O Cañuelas é especialista nas mais diversas classes de farinha de trigo e também em sua tipificação. Paralelamente, a Márcio Rodrigues & Associados é especialista em processos produtivos, organização e gerenciamento do segmento da panificação, alimentação e confeitaria há mais de duas décadas.
O trabalho conjunto envolve assessoria e estudos sobre posicionamento do moinho no mercado brasileiro, além da participação da empresa em eventos realizados pela consultoria, com conexão e mobilização das empresas de congelados e centrais de produção para a geração de negócios com o Cañuelas. A expectativa é que nos próximos sete anos a indústria de pães congelados tenha mais de 50% do mercado, podendo chegar a cerca de 80% em 15 anos.
De olho na qualidade e priorizando a personalização
A nova parceria está engajada na melhoria da qualidade dos produtos panificados no Brasil, orquestrando a classificação e utilização das farinhas, observando as características regionais desse uso nas diferentes regiões brasileiras e aplicando as especialidades de cada uma, o que influi no processo de fabricação e qualidade dos pães fabricados para consumidores cada vez mais exigentes.
A utilização da farinha de trigo para produtos congelados também será alvo de total atenção, com foco nas classes tipificadas para cada uso na produção. Agregando novas tendências sem abrir mão dos alicerces da tradição, o Molino Cañuelas fortalece sua atuação no mercado brasileiro disposto a ampliar sua participação no país, absorver características regionais da fabricação de pães e utilização das matérias-primas. Encontrando na Márcio Rodrigues & Associados a parceria que lhe dará o suporte estratégico em relação ao segmento, os novos trabalhos já começaram neste segundo semestre de 2018 e prometem conferir ao Brasil diretrizes sólidas para alcançar novas posições nos indicadores do Setor em todo o mundo.
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