As empresas de panificação e confeitaria de Porto Alegre e região receberam em abril o projeto “Capacitação em Novas Tecnologias para Gestão, Atendimento e Comercialização no Setor de Panificação”. A iniciativa, que partiu do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas e Biscoitos do Rio Grande do Sul – Sindipan e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS, em parceria com o Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria – ITPC gerou muita atualização tecnológica e estímulo à inovação.
Movimentando o setor em torno das atuais demandas do mercado e trazendo soluções práticas para o empreendedor, o programa apresentou novas diretrizes para a Panificação, indicando a bússola do crescimento e do desenvolvimento de forma segura, íntegra e totalmente possível. Para o aluno Felipe Cabral, da Padaria Dolce de Guaíba, o trabalho realizado fez a diferença e concedeu a todos os envolvidos uma nova confiança no crescimento. “Depois de muitas lutas, estamos novamente motivados e voltamos a acreditar no potencial da nossa empresa!”, declarou Felipe, que relatou ainda o propósito de colocar 100% do que aprendeu em prática, juntamente com sua equipe.
Ao todo, mais de 20 empresas receberam a visita do consultor e presidente do ITPC, Márcio Rodrigues, que realizou diagnósticos em cada uma, verificando os processos logísticos, de produtividade, segurança dos alimentos, layout e ambiente, ferramentas e processos de controle em diferentes áreas do negócio. De acordo com ele, o projeto ofereceu estratégias que aumentam a competitividade das empresas em um momento onde o mercado está muito competitivo, e o consumidor muito assediado por canais de vendas alternativos e produtos substitutos.
Através desses diagnósticos foi possível identificar as principais questões do modelo de negócio das empresas visitadas e os processos operacionais que precisam ser ajustados e/ou modificados. “O conteúdo lançado tornará as empresas mais preparadas para este momento”, afirmou Márcio. Ainda segundo ele, 77% das empresas apresentaram uma necessidade efetiva de implantar ações de mercado para alavancar seu faturamento.
Gestão na Panificação
Já o Curso “Gestão na Panificação”, realizado em quatro dias, foi ministrado também por Márcio Rodrigues e pela consultora especialista em Gestão de Pessoas, Gilda Lima. Ao todo, 41 participantes, entre proprietários e colaboradores das empresas participantes do projeto, tiveram acesso a aspectos de gestão focados nas áreas: Administrativo Financeiro, Gestão de Pessoas, Gestão de Produção, Organização da Operação de Loja e Atendimento ao Cliente, Marketing e Vendas.
Com a certeza do dever cumprido e um novo olhar para a panificação, o Sindipan, a FIERGS e o ITPC expressaram os ótimos resultados da união promovida e já comprovam os indicadores dos “louros” que, muito em breve, serão colhidos por todo o setor.
|